Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Cine Arte UFF - 15 a 21 de agosto

De 15/08/2024 a 21/08/2024

 

Semana com algumas boas novidades na nossa programação. A primeira é a parceria com a 4ª MOSTRA DE CINEMA ÁRABE FEMININO, que trará para o Cine Arte UFF, no dia 20, uma sessão especial com três curtas-metragens da diretora palestina, baseada no Canadá, Razan AlSalah. Transmissão de debate ao vivo com a diretora e as curadoras da Mostra. Inspirados pela temática da Mostra, retornamos com a exibição de AINDA TEMOS O AMANHÃ, estrondoso sucesso de bilheteria italiano, exibido na 8 e ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO deste ano. O filme, junto da sua trama principal, trabalha temas como a sororidade e empoderamento femininos e a luta contra o patriarcado, com encantadoras personagens que desafiam seus destinos. Outra novidade em nossa programação é CRÔNICAS DO IRÃ, de Ali Asgari e Alireza Khatami, diretores aguerridos que realizaram um inteligente filme político que teve ótima repercussão mundial. Após a exibição do filme no Festival de Cannes, Ali Asgari teve seu passaporte confiscado pelo governo iraniano, enquanto Khatami já vive fora do seu país de origem. De maneira criativa, o filme confronta o poder através da história de nove personagens. Seguimos insistindo em mais sessões para os ótimos ESTRANHO CAMINHO, A FLOR DO BURITI, PRESENÇA e TECA E TUTI - UMA NOITE NA BIBLIOTECA, oferecendo mais chances para que nosso público assista ótimos exemplos da produção nacional. E as últimas chances para O SABOR DA VIDA e DIVERTIDA MENTE 2. Para encerrar, a SESSÃO CÁPSULA DO TEMPO traz outro clássico de Stanley Kubrick, dessa vez o ultraviolento LARANJA MECÂNICA, de 1971. Imperdível! (LC).

4ª MOSTRA DE CINEMA ÁRABE FEMININO - ENTRADA FRANCA

Dia 20 terça 19h: Sessão de curtas-metragens da diretora Razan AlSalah (duração: 55’, 14 anos)

A Mostra de Cinema Árabe Feminino, desde sua primeira edição em 2019, tem como objetivo buscar e ampliar o acesso a obras cinematográficas dirigidas por mulheres árabes, residentes no mundo árabe ou em diáspora.

A curadoria, realizada pelas brasileiras Analu Bambirra e Carol Almeida e pela egípcia Alia Ayman, visa filmes com linguagens artísticas e narrativas não-hegemônicas. Direcionamos nosso olhar para filmes não-hegemônicos, filmes narrativos, documentais e experimentais, trabalhando para revelar ao público essa pluralidade de linguagens e formatos. Ao propor esse recorte, queremos tanto romper com a ideia de “mulher oprimida”, como a presunção de uma região sem cultura fílmica. Mais que isso: almejamos colocar as diretoras no centro do debate: seus contextos de produção e suas propostas estéticas.

Para mais informações: https://www.cinemaarabefeminino.com/ e @cinema_arabefeminino

O SEU PAI NASCEU COM 100 ANOS, ASSIM COMO A NAKBA
Your Father was Born 100 Years old, and so was the Nakba, Palestina, 7’, 2017
De Razan AlSalah

Oum Ameen, uma avó palestina, retorna a Haifa, sua cidade natal, através do Google Street View, que atualmente é a única forma pela qual ela consegue ver a Palestina.

CANADA PARK 
Canada Park, Canadá/Palestina, 2020, 8’
De Razan AlSalah

Eu ando na neve para cair no deserto. Eu me encontro em território indígena não cedido que chamam de Canadá – uma exilada incapaz de retornar à Palestina. Eu ultrapasso a fronteira colonial como um espectro digital que flutua pelo Parque Ayalon-Canadá, construído em cima de três aldeias palestinas arrasadas pelas Forças de Defesa de Israel em 1967.

UMA PEDRA ATIRADA
A Stone’s Throw, Canadá/Palestina/Líbano, 2024, 40’
De Razan AlSalah 

Amine, um ancião palestino, é exilado duas vezes da terra e do trabalho. Ele é deslocado de sua cidade natal, Haifa, buscando refúgio em Beirute, e novamente para a ilha de Zirku, para trabalhar em uma plataforma de petróleo offshore e em um campo de trabalho no Golfo Árabe. O filme ultrapassa fronteiras para revelar uma proximidade emocional e material entre a extração de petróleo e o trabalho na região e a colonização sionista da Palestina, ensaiando uma história da resistência palestina quando, em 1936, os trabalhadores do petróleo de Haifa explodiram um oleoduto da BP.

Sessão comentada  – transmissão AO VIVO e ONLINE com a diretora 

Tradução consecutiva para o português, intérprete de LIBRAS

Razan AlSalah é uma artista e professora palestina, radicada em Tio’tia:ke/Montreal, que investiga a estética material da des/aparição de lugares e pessoas em mundos de imagens coloniais. Seu trabalho foi exibido em festivais de cinema internacionais e comunitários, e em galerias de arte, incluindo Art of the Real, Prismatic Ground, RIDM, HotDocs, Yebisu, Melbourne, Glasgow e Beirut International, Sharjah Film Forum, IZK Institute for Contemporary Art e Sursock Museum. AlSalah co-dirige o Feminist Media Studio com Krista Lynes e ensina cinema e mídias artísticas no departamento de Estudos de Comunicação da Concordia University.

Programação completa da mostra : https://www.cinemaarabefeminino.com/programacao/


Sessão CÁPSULA DO TEMPO

Dia 16 sexta 20h | Dia 21 quarta 20h

LARANJA MECÂNICA
Sessão Cápsula do Tempo - Promoção – R$ 5,00 para todos 
A Clockwork Orange, Reino Unido/EUA, 1971, 136’, 16 anos, DCP
De Stanley Kubrick
Com Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates

A história se passa em uma Grã-Bretanha futurista e distópica onde o violento Alex, líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano. O filme baseou-se no livro homônimo do escritor britânico Anthony Burgess, escrito em 1962. O autor, que escreveu o roteiro com Kubrick, chegou a afirmar que o filme superava seu texto em qualidade. O filme teve quatro indicações ao Oscar, em 1972, melhor filme, direção, roteiro adaptado e edição. Foi o vencedor de Melhor Filme no Festival de Veneza de 1972.


AINDA TEMOS O AMANHÃ
Dia 15 quinta 16h | Dia 16 sexta 15h30 | Dia 19 segunda 14h40
C'è ancora domani, Itália, 2023, 118’, 14 anos, DCP
De Paola Cortellesi
Com Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Romana Maggiore Vergano

Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenômeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a comédia italiana a um neorrealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária. Realizado em preto e branco, "Ainda temos o amanhã" foi o filme que mais faturou com bilheteria na Itália em 2023, além de ter sido premiado com seis David di Donatello (o Oscar italiano), incluindo Melhor Atriz, Diretora Estreante e Roteiro Original.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=dSSNVrdk-ls

CRÔNICAS DO IRÃ
Dia 15 quinta 14h30 | Dia 18 domingo 18h | Dia 19 segunda 20h20 | Dia 21 quarta 14h
Ayeh haye zamini, Irã, 2023, 77’, 12 anos, DCP
De Ali Asgari & Alireza Khatami
Com Majid Salehi, Gouhar Kheir Andish, Sadaf Asgari

Um homem declara o nascimento de seu filho. Uma mãe veste a filha para a volta às aulas. Um aluno é chamado pelo diretor. Uma jovem contesta uma multa de trânsito. Uma jovem chega a uma entrevista de emprego. Um jovem vai retirar sua carteira de motorista. Um homem desempregado responde a um anúncio. Um diretor pede permissão para filmar. Uma mulher tenta encontrar seu cachorro. Nove faces da vida cotidiana em Teerã. Seleção Oficial no Festival de Cannes 2023 – Un Certain Regard.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=A_tyZdHrPKg

DIVERTIDA MENTE 2
Dia 18 domingo 16h (DUB) | Dia 21 quarta 18h (LEG)
Inside Out 2, EUA, 2024, 98’, Livre, DCP
De Kelsey Mann
Com Miá Mello, Leo Jaime, Tatá Werneck, Dani Calabresa

A continuação do filme original - e ganhador do Oscar de melhor animação de 2015 - traz de volta a protagonista Riley, agora passando pela tão temida adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle também está passando por uma adaptação para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções. As já conhecidas Alegria, Raiva, Medo, Nojinho e Tristeza não têm certeza de como devem se sentir quando novos inquilinos chegam ao local.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://youtu.be/jl_wHUYC-cM

ESTRANHO CAMINHO 
Dia 16 sexta 14h | Dia 19 segunda 18h40
Brasil, 2023, 83', 14 anos, DCP
De Guto Parente
Com Lucas Limeira, Carlos Francisco, Tarzia Firmino

Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço de uma pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.  Prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Fotografia no Festival de Tribeca (World Premiere), Melhor Filme da Mostra Autorias da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes e Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Carlos Francisco) no Festival do Rio.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://youtu.be/GgHTQ4vJqbs

A FLOR DO BURITI
Dia 16 sexta 17h40
Portugal/Brasil, 2023, 124’, 12 anos, DCP
De João Salaviza e Renée Nader Messora
Com Ilda Patpro Krahô, Francisco Hyjnõ Krahô, Solane Tehtikwyj Krahô, Raene Kôtô Krahô

Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar, durante a Ditadura brasileira. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô continuam a caminhar sobre a sua terra sangrada, reinventando a cada dia infinitas formas de resistência. Vencedor do prêmio de melhor elenco no Festival de Cannes - Un Certain Regard (2023).

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://vimeo.com/955886628/9abbc94f42

PRESENÇA 
Dia 19 segunda 17h
Brasil, 2023, 71’, 14 anos, DCP
De Erly Vieira Jr
Com Marcus Vinícius, Rubiane Maia e Castiel Vitorino Brasileiro

Três artistas afro-brasileiros, com carreiras reconhecidas internacionalmente, transmutam-se a cada performance. Marcus Vinícius, Rubiane Maia e Castiel Vitorino Brasileiro fazem uma reflexão sobre os limites que apontamos para nossos próprios corpos. O filme mescla imagens de arquivo de trabalhos e intervenções dos artistas e performances inéditas, concebidas especialmente para o filme. O filme acaba de levar o Troféu Vitória de Melhor Filme, pelo Júri Técnico e Popular, além de Melhor Roteiro e Melhor Contribuição Artística no 31º Festival de Cinema de Vitória.

Trailer: https://youtu.be/i_88eulY77o

O SABOR DA VIDA
Dia 18 domingo 19h30 | Dia 21 quarta 15h30
La passion de Dodin Bouffant, França, 2023, 135’, 14 anos, DCP
De Tran Anh Hung
Com Juliette Binoche, Benoît Magimel, Emmanuel Salinger, Pierre Gagnaire, Jan Hammenecker

1885. A cozinheira Eugenie trabalha para o gourmet Dodin há 20 anos. Com o passar do tempo, a admiração mútua gerou um relacionamento amoroso. Eugenie, no entanto, nunca quis se casar com Dodin. Ele decide, então, cozinhar para ela. Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes 2023.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://youtu.be/INfbrcjrKBY

TECA E TUTI - UMA NOITE NA BIBLIOTECA 
Dia 18 domingo 14h30
Sessão Vitrine Petrobrás - Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 
Brasil, 2023, 74’, Livre, DCP
De Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo
Com Nelma Nunes, Micael Gomes Matos e Rodolfo Bonifácio e as vozes de Luy Campos, Hugo Picchi, Cidalia Castro 

A pequena traça Teca vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação Tuti numa caixa de costura. O que eles mais gostam é de comer papel, mas quando Teca aprende a ler, percebe que os livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora. Decididos a resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem para a biblioteca, em busca da história mais importante de suas vidas.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/iwrCmZvDTzk


Ingressos
Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00 
Servidores da UFF, estudantes da rede pública e professores do ensino básico da rede pública  - R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Sessão Vitrine Petrobrás - Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00

Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

leg livre

TRAILER

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema


INGRESSOS

Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00
(Exceto segundas-feiras)

Preço promocional para estudantes,
servidores e professores da UFF
e estudantes da rede pública – R$ 10,00

Segunda-feira  – R$ 5,00
(Promoção para todos!)

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin