Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

OSN Série Alvorada - Vivaldi e Beethoven

Dia 28/07/2024

 

A Orquestra Sinfônica Nacional UFF retoma sua série de concertos no dia 28/7/2024, domingo, às 10h30, no Cine Arte UFF. O programa é composto por duas obras bastante conhecidas do público: As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi; e a Sinfonia nº 2, de Ludwig van Beethoven, com regência da maestra Priscila Bomfim, tendo como solista a violinista Luísa de Castro.

As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi

Antonio Vivaldi é considerado um dos maiores compositores barrocos. Sua influência foi celebrada em toda a Europa durante sua vida.

Lançadas em 1725, As Quatro Estações apresentam uma leitura musical de cada estação do ano. É, sem sombra de dúvidas, o grupo de obras mais conhecido do compositor, dentre seus mais de 500 concertos para instrumentos como violino, violoncelo, flauta, alaúde e outros, além de 46 óperas, 90 sonatas e uma vasta coleção de obras para coral e música de câmara.

As Quatro Estações é uma série de quatro concertos para Violino Solo e orquestra de Cordas, que descrevem cenas da natureza. Autores se referem a este conjunto de obras como um dos primeiros exemplos de música programática, denominada mais tarde, no período Romântico, como poemas sinfônicos.

Concerto nº1 – Primavera:

Descreve: o despertar da primavera; a água que jorra das fontes; o trovão; o canto dos pássaros.

Concerto nº2 – Verão:

                Com o terceiro movimento intitulado “Tempestade de Verão”, é cheio de som e fúria.

Concerto nº3 – Outono:

                 De caráter pastoral, evoca as danças camponesas.

Concerto nº4 – Inverno:

                Descreve o andar no gelo, ansioso e cauteloso; caindo no chão; o Siroco, vento do norte, e todos os outros ventos

Sinfonia Nº 2, de Ludwig van Beethoven

Escrita entre 1801 e 1802, reflete um período em que Beethoven estava começando a confrontar sua surdez iminente, mas ainda não completamente mergulhado na tormenta emocional que caracterizaria suas obras posteriores.

A Sinfonia Nº 2 mostra Beethoven explorando novas possibilidades estruturais e expressivas dentro do formato sinfônico, preparando o terreno para suas futuras inovações composicionais. É uma obra que envolve tanto a energia juvenil de Beethoven quanto o início de sua transição para um compositor que desafiaria as convenções musicais de sua época.

A Sinfonia Nº 2, em Ré Maior (Op. 36) é uma obra vibrante e frequentemente descrita como a mais leve e otimista em comparação com as outras sinfonias mais dramáticas do compositor. Composta em quatro movimentos, começa com um Allegro vivace e se desenvolve através de um Larghetto mais sereno, seguido por um Scherzo rápido e enérgico e conclui com um Allegro molto cheio de vitalidade.


28 de Julho de 2024
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí - Niterói
Ingressos: R$40 (inteira) - R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Concertos

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin