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UFF - Universidade Federal Fluminense

Música Antiga da UFF - Canções que inspiraram Camões

Dia 11/08/2024

 

No ano de 2024 comemora-se o aniversário de 500 anos de nascimento de Luís de Camões, considerado um dos maiores poetas renascentistas e uma das mais expressivas vozes da língua portuguesa. Possuidor de enorme habilidade poética soube explorar, com muita criatividade, as mais diferentes formas de composição: poesias, epopeias e obras de dramaturgia. Tornou-se, assim, um poeta múltiplo, sofisticado e ao mesmo tempo popular. Para a maioria dos críticos, Os Lusíadas é a sua melhor produção, mas escreveu também, poesias (redondilhas), inspiradas em cantigas, vilancicos ou trovas populares, algumas das quais utilizadas como letras de canções no presente programa. 

Não sabemos em que grau Luís de Camões dedicou-se à música, fosse como simples amador, em total passividade auditiva, fosse como seu executante, mais ou menos qualificado. Contudo, acredita-se que tenha estudado Filosofia, Literatura e, muito provavelmente, Música, na Universidade de Coimbra. Além disso, entrou em contato com a produção musical e literária de sua época nos ambientes que frequentou e, portanto, era conhecedor das canções populares do período, como todo bom cortesão. 

Sempre nos causou estranheza que um poeta da sua magnitude não tivesse seus textos musicados nos cancioneiros Ibéricos renascentistas que nos chegaram. Uma das causas pode ter sido o terremoto ocorrido em 1º de novembro de 1755, na cidade de Lisboa, seguido de incêndios por toda parte. A destruição da cidade foi quase completa e, como consequência, muito se perdeu, principalmente o acervo que a Biblioteca de Lisboa abrigava. Assim é que, dos cancioneiros musicais portugueses, apenas quatro sobreviveram: Cancioneiro de Lisboa, Cancioneiro d’Elvas, Cancioneiro de Belém e Cancioneiro da Biblioteca Superior de Belas Artes de Paris (Cancioneiro de Paris). 

Uma característica do período era glosar a partir de motes dados ou alheios, fosse em “torneios” literários ou de forma solitária. Entre suas redondilhas, publicadas em diferentes anos, encontramos seis cujos motes aparecem musicados no Cancioneiro de Paris. O presente programa inclui essas seis canções, mencionadas em peças teatrais, e utilizamos como letras não o texto original que inspirou Camões, mas as redondilhas nelas baseadas. 

O século XVI viu surgir o distanciamento entre a poesia e a música. Se, de um lado, os poetas ansiavam por se afastar das formas fixas, buscando maior liberdade para a construção de seus textos, da mesma forma os compositores ansiavam por escrever peças sem as amarras impostas pela música vocal. Dessa forma, o programa inclui também peças instrumentais, derivadas das danças da época, e que, como as poesias do período, apresentam glosas (variações). Com esse mesmo caráter, foram realizadas “diminuições” para as versões instrumentais das canções escolhidas. 

Mario Orlando, julho 2024

PROGRAMA 

Amor loco, amor loco (anônimo) – CMBP*
Vida da mynha alma (anônimo) – CMBP* 

Pavana I (do livro El Maestro, 1536) – Luys Milan (c. 1500-1561)
Minina dos olhos verdes (anônimo) – CMBP* 

Siete años de pastor (anônimo) 
Manuscrito Romances y Letras Biblioteca Nacional de Madrid 

Pavana com su glosa - Antonio de Cabezón (1510-1566) 
Pavana muy llana para tañer – Diego Pisador (c.1509 - c. 1557)
Recercada Quarta – Diego Ortiz (c. 1510-c. 1576) 

De los álamos vengo (Villancico de Juan Vazquez) -Miguel de Fuenllana (c. 1500-1579) 
Falai miña amor – Luys Milan (c. 1500-1561) 

Rugier, glosado de Antonio – Antonio de Cabezón (1510-1566) 

Foyse gastamdo a esperança (anônimo) - CMBP*

Señora bem poderey (anônimo) – Cancioneiro Musical D’Elvas 

Galliard Milanese – Antonio de Cabezón (1510-1566)  

Na fomte está Lianor (anônimo) – CMBP* 

Viejo malo en la mi cama – Sedano / Cancioneiro do Palácio

* CMBP – Cancioneiro Musical da Biblioteca de Paris

O Cancioneiro Musical de Paris elaborado entre 1545 e 1570, abrange um vasto repertório tornando este códice o mais antigo cancioneiro musical português conhecido e, como tal, uma fonte de grande importância para a história da música portuguesa.


Música Antiga da UFF

Cecília Aprigliano (viola da gamba)

Leandro Mendes (voz e flautas doces)

Mário Orlando (flautas doces, voz e cordas friccionadas)

Rosimary Parra (cordas dedilhadas)

Sonia Leal Wegenast (voz e percussão) 


11 de Agosto de 2024
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí - Niterói
Ingressos: R$30 (inteira) - R$ 15 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

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