Menina Mojubá

De 06/09/2024 a 08/09/2024

SINOPSE
Uma criança brasileira cresce nas ruas e descobre carregar consigo uma força ancestral. Se torna uma pombagira após seu trágico falecimento, tornando-se uma figura poderosa no mundo espiritual, capaz de proteger e livrar todos que tenham caminhos semelhantes aos seus. A história entrega um verdadeiro presente ancestral, apresentando ao espectador os elementos de relevância da ritualística de terreiro: sons do tambor, o aroma das ervas e os pontos cantados. Assim são apresentadas as entidades e suas características de vestimenta e trejeitos, com dança, música e muita energia feminina, oferecendo ao
espectador uma experiência única de teatro.

SOBRE O ESPETÁCULO
O espetáculo “Menina Mojubá” retrata a história de uma criança brasileira, que cresceu nas suas e carregava consigo uma força ancestral. Se tornou uma pombagira após seu trágico falecimento, tornando-se uma figura poderosa no mundo espiritual, capaz de proteger e livrar todos que tenham trajetórias semelhantes a sua. Apesar da redenção que a espiritualidade à ofereceu dentro dessa dramaturgia, “Menina Mojubá” nos chama atenção para uma realidade diferente fora dos palcos: Pessoas que cultuam a mesma fé de Menina, principalmente as negras, enfrentam ataques físicos e morais, além do apagamento e silenciamento da sua crença.

Como forma de contribuir com a luta anti racismo religioso, a peça promove uma discussão sobre o culto afro-brasileiro através da perspectiva de quem de vive a religião, ampliando dois pontos importantes dentro desta narrativa: protagonismo de artistas negros e de axé dentro da classe artistica e a representação e identificação de um povo marginalizado dentro da sociedade. De acordo com os dados do disque 100, plataforma do GOV para denúncias de ações que ferem os direitos humanos, os números para “discriminação religiosa” se agravaram em 2019, tendo 354 denuncias no primeiro semestre do ano, uma grande diferença dos anos 2017/18 que obtiveram 500 denuncias em todo o ano. Hoje, no Brasil, são mais de 176 mil processos de racismo religioso registrados pelos tribunais de justiça, segundo a JusRacial. Um projeto como “Menina Mojubá” que une informação e representatividade sobre esta temática, está diretamente ligado à queda dessas estatísticas.

A peça teatral oferece um verdadeiro presente ancestral, apresentando ao espectador os elementos da ritualística de terreiro. Os sons do tambor, o aroma das ervas, os pontos cantados, as histórias das entidades discutidas de maneira didática e lúdica. Sendo assim, o trabalho atinge não somente o público de matriz africana, mas convida toda a sociedade a repensar a história de uma religião que por todo tempo foi discriminada. Estima-se que o público saia dos teatros certos de que as pombagiras, definitivamente, não são o “diabo” e que se deve respeitar a trajetória das religiões afro-brasileiras e suas divindades.

Com isso, sonhos ancestrais se materializam através da arte fortalecendo nossos quilombos com a ascensão de artistas negros e negras de axé. Trazendo identidade, novos caminhos e disseminando a mensagem de caridade e luz que a religião propaga. “Menina Mojubá” se torna mais que um espetáculo teatral, é a união da arte e da fé em busca de memórias de respeito e honra, levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá.

FICHA TÉCNICA
Espetáculo: Menina Mojubá
Texto: Marcela Treze
Elenco: Marcela Treze e Gabriel Gama