ENCONTRO DE CINEMA NEGRO ZÓZIMO BULBUL

De 28/11/2023 a 29/11/2023

ENCONTRO DE CINEMA NEGRO ZÓZIMO BULBUL: CICLO UFF/NITERÓI - ENTRADA FRANCA

Dia 28 terça 19h

Esta sessão promove o encontro entre a diversidade cultural africana e afrodiaspórica, através de um mergulho sob a tradição da Tanzânia (África) até as culturas populares como o samba, soul music e hip-hop no Brasil. A mistura de ritmos, territorialidades e, sobretudo, de linguagens cinematográficas propõe uma costura coletiva de decolonização.

KATOPE
Tanzânia, 2023, 14’
De Walt Mzengi Corey

Uma jovem que nasceu em um período de extrema seca encontra um misterioso pássaro da chuva.

À BENÇÃO, MADRINHA EUNICE
Brasil, 16’
De Joyce Prado e Juliana Segóvia

Madrinha Eunice foi a primeira mulher a presidir uma escola de samba, a lavapés. Ela era uma mulher à frente de seu tempo. O ex-marido dela, Chico Pinga, perguntou se ela escolheria ele ou o samba... e ela escolheu o samba. Mulher, negra, decidida, pioneira, e seu nome madrinha foi dado porque batizou muitas crianças ao longo de sua existência. Sua história se confunde com a história do samba em São Paulo.

BLACK RIO! BLACK POWER!
Brasil, 2023, 70’
De Emílio Domingos

O documentário Black Rio! Black Power! aborda a influência do movimento black rio na cultura, na sociedade e nos processos de luta por justiça racial no Rio de Janeiro e no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980. O filme apresenta o impacto do movimento na música e nos rumos da política e do movimento negro no período de redemocratização, influenciando gêneros como o hip-hop e o funk, e a postura afirmativa das mais novas gerações, que perpetuam o orgulho negro e a valorização estética difundidos pelo black rio há 50 anos.

Dia 29 quarta 19h

Esta é uma homenagem à Lea García e Ruth de Souza, mulheres negras que marcaram gerações na dramaturgia brasileira. Desde seu início como atrizes no Teatro Experimental do Negro (1944-1961), de Abdias do Nascimento, até seus últimos dias no |lê, onde conquistaram diversos prêmios por encantarem em novelas e no cinema nacionais. Este tributo é parte do movimento Sankofa, que ensina a reverenciar o passado, reconhecer nossas raízes e potencial para construir futuros!

FALL INTO THE SKY
África do Sul, 2018, 10’
De Akuol de Mabior

Documentário experimental que explora o colorismo e a afrofobia, bem como temas concomitantes de alienação e pertencimento através da performance e da música.

O DIA DE JERUSA
Brasil, 2018, 21’
De Viviane Ferreira

Bixiga, coração de São Paulo. Em um dia especial, Jerusa, moradora de um sobrado envelhecido pelo tempo, recebe Silvia, uma pesquisadora de opinião que circula pelo bairro convencendo pessoas a responderem questionários para uma pesquisa de sabão em pó. Uma tarde inusitada repleta de memórias, convidando-a a compartilhar momentos de felicidade com uma “desconhecida”.

DIÁLOGOS COM RUTH DE SOUZA
Brasil, 2022, 107’
De Juliana Vicente e Viviane Pistache

Este documentário aborda a trajetória de Ruth de Souza (1921-2019), que inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisão e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida.

leg livre

TRAILER