
UM COMEÇO, UM ACERVO: REVISITANDO A MOSTRA ARTE BRASILEIRA ATUAL 1984
20/03 > 11/05

Fruto da organização da instituição e de um cuidadoso processo de seleção, a exposição, à época, conseguiu atrair os olhos da crítica para Niterói, reposicionando a cidade no circuito do RJ e expandindo o reconhecimento da presença da arte contemporânea para além da capital fluminense.
A exposição também inaugura o calendário 2025-2026 da Galeria de Arte UFF e do Espaço UFF de Fotografia, marcado pela seleção de trabalhos artísticos por meio do edital de chamada pública.
Parte das obras pertencentes ao acervo UFF foi adquirida a partir de um processo de seleção que culminou na exposição de 1984. Atualmente, o Centro de Artes UFF adotou o instrumento do edital como forma de selecionar produções para compor suas exposições. Com essa ferramenta, reafirmamos o compromisso com o fortalecimento da produção e circulação artísticas, a diversidade de territórios e identidades, bem como a pluralidade das expressões artísticas.
Nesse contexto, rememorar a mostra de 1984 (finalizada em 1985) nos permite refletir sobre os desejos que, hoje, podemos nutrir em relação aos nossos espaços expositivos, considerando a atual cena, ora como desdobramento, ora como ruptura, daquilo que o circuito projetava há quarenta anos.
Curadoria de Alan Adi
Abertura : 20 de março de 2025 | Quinta | 18h
Período
20 de março a 11 de maio de 2024
Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos
Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói – RJ
Segunda a Sexta, das 10h às 21h
Sábados e Domingos das 13h às 21h