
- Este evento já passou.
Quarteto de Cordas UFF
25/10/24-20:00 > 21:00

Quartetos Populares?
O século XX, através dos meios de comunicação de massa, estabeleceu uma acessibilidade mais ampla dos diversos gêneros musicais como o Rock, o Jazz, a Bossa Nova, dentre outros. Já a Música de Concerto, historicamente ligada às elites de uma sociedade, de certa forma, não adentra neste universo de divulgação massiva de suas criações e recriações musicais.
A tônica do concerto de hoje traz a seguinte provocação: Será que o repertório a ser apresentado poderia ser classificado como “popular”? Ou de forma anacrônica como “erudito”? A resposta não está pronta. Cabe a vocês, audiência, baseando-se nas suas vivências pregressas e na experiência de hoje, buscarem elementos para respondê-la, ou não!
O programa começa com a obra Rondó, para quarteto de cordas, do compositor teuto-brasileiro Ernst Mahle. Em um gesto de extrema generosidade, o compositor dedicou ao Quarteto de Cordas da UFF e seus membros esta primeira obra, composta em 2022. Nas palavras da professora Cidinha Mahle, sua esposa, em conversa comigo, Tomaz Soares, ela disse: “Mahle escreveu essa peça para vocês pensando na contemporaneidade. É uma peça curta, enérgica, rápida, assim como tem sido a vida”. Gostaria de, em nome do Quarteto de Cordas da UFF, registrar o nosso profundo agradecimento por esta generosidade.
Hercules Gomes, nascido em Vitória-ES em 1980, é um pianista e compositor formado pela UNICAMP. Tem sido reconhecido por sua performance instrumental e por suas composições e arranjos para piano e diversas formações. Em IJEXÁ, Hércules se utiliza do ritmo homônimo originado em Ilexá/ Nigéria, trazido para a Bahia pelo enorme contingente de Iorubás escravizados, que chegaram ao Brasil entre os séculos XVII e XVIII. Artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Moraes Moreira e BaianaSystem, dentre outros, incorporaram este ritmo em suas composições.
Este programa continua com a execução do Quarteto de Cordas nº 2 de César Guerra-Peixe. Esta obra foi composta em 1958, na cidade de São Paulo e é dedicada ao Quarteto da Cidade de São Paulo. O mestre petropolitano encontrou no folclore brasileiro, em especial o do Nordeste, uma grande fonte inspiradora para as suas criações musicais. Seja através do uso dos ritmos, da forma musical ou de criações de melodias seguindo a estética das melodias folclóricas. Guerra-Peixe usa com muita criatividade e invenção estes elementos nesta obra.
Radámes Gnatalli foi um compositor que transitava sem nenhuma limitação artística ou técnica pelo “clássico” e o “popular”. Colocou na pauta a linguagem popular brasileira dentro da estética de quarteto de cordas. O Quarteto Popular, escrito em 1940, reflete as influências recebidas de Gnatalli na dualidade de sua carreira de arranjador de música popular na Rádio Nacional e de exímio pianista, violinista, violista, cavaquinista e violonista com sólida formação clássica que viu toda a sua criatividade colocada a serviço da nossa música.
Ao longo da história da música, o que pode ser percebido é, de uma forma ou de outra, a Música de Concerto sempre foi influenciada pela música popular de cada época e de cada lugar. Seja Tchaikovsky, Brahms, Schubert ou Villa-Lobos, suas obras “clássicas” são carregadas de conteúdo popular. Em suma, o que faltaria para que estes quartetos fossem realmente populares, ou seja, conhecidos do grande público?
Tomaz Soares, outubro, 2024
PROGRAMA
Ernst MAHLE (n. 1929) – 95 anos de nascimento
Rondó (Allegro), para Quarteto de Cordas, C 336 – Estreia Mundial
Peça dedicada ao Quarteto de Cordas da UFF, 2022
Hercules GOMES (n. 1980)
IJEXÁ para quarteto de cordas
Obra encomendada pelo Quarteto de Cordas da UFF, através do Projeto “UFF-FUNARTE Música de Concerto”, 2022
César GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Quarteto de Cordas n. 2
Allegro con moto
Presto
Andante
Allegro
Radamés GNATALLI (1906 – 1988)
Quarteto Popular
Movido
Lento
Allegro Moderato
25 de outubro de 2024
Sexta | 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 30 (inteira) – R$ 15 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria