
Música Antiga da UFF
15/04-19:00 > 20:00

Entre o céu e a terra – música italiana dos séculos XVI e XVII
O Renascimento, como movimento artístico, teve seu início na Itália no final do século XV, quando os tratados gregos começaram a ser trazidos para a corte dos Medici, em Florença. Nessa corte foram traduzidos e os princípios renascentistas de harmonia e ordem dos cosmos, remontando ao mundo clássico de Platão e Quintiliano, se tornaram conhecidos e disseminados por toda a Europa.
Os compositores europeus do início do século XVI estavam ainda muito ligados à rebuscada técnica contrapontística da tradição franco-flamenga. Com a formação dos estados nacionais a necessidade de identidade da expressão musical de cada nação tornou-se mais relevante e novas técnicas e gêneros musicais foram surgindo para adequar-se às demandas deste momento.
A Itália tornou-se um importante centro musical na Europa. Danças e canções tradicionais do ambiente cortesão italiano serviram de modelo e inspiração para compositores estrangeiros ao longo dos séculos. A frottola, a villanelle e a canzonetta destacam-se na produção musical italiana. Estes gêneros, com textura polifônica e contrapontística, buscam destacar uma linha melódica em detrimento das outras para assim propiciar maior expressão do texto, o que conduzirá posteriormente a composição das árias do gênero operístico.
Bartolomeo Tromboncino, que trabalhou nas cortes de Mantua e Ferrara, foi um importante compositor de frottola e em sua composição Hor che’l ciel e la terra nos brinda com um lindo texto de Petrarca. A canzonetta La bella Franceschina tornou-se tão conhecida por toda Europa que o compositor Luys Milan, vihuelista espanhol, nela se inspirou ao compor uma de suas famosas Pavanas. Da compositora Francesca Caccini temos a graciosa Canzonetta Chi desia di saper che cosa è Amore , do seu livro Il Primo Libre delle Musiche (1618). Assim também o alaudista e compositor napolitano Andrea Falconieri se rendeu aos encantos da canção acompanhada como podemos apreciar na villanelle E viver e morire de seu Libro Primo di villanelle (1616). A Cantata a voce sola sopra il Passacaglie, do compositor Giovanni Felice Sances, nos conduz suavemente ao princípio da tradição operística.
A música instrumental, por sua vez, atinge também um grande desenvolvimento neste período partindo muitas vezes da simplicidade das danças populares cortesãs, como por exemplo, o Saltarello de Orazio Vechi ou a Galliarda de Andrea Falconieri. No entanto, na Passacalle Folias echa para mi Señora, o compositor partindo da estrutura harmônica das danças, propõe um delicioso desafio aos instrumentistas com suas virtuosísticas variações rítmicas e melódicas sobre o baixo contínuo.
Por fim, nós do Música Antiga da UFF, esperamos que os ouvintes possam nutrir a alma e alimentar o espírito com este encontro de música e poesia, que vamos apresentar.
Música Antiga da UFF março 2023
Programa
Saltarello detto Triuella – Orazio Vecchi (1550-1605)
Hor che’l ciel e la terra – Bartolomeo Tromboncino (c.1470-1535)
Gallarda à 3 – Andrea Falconieri (ca. 1585-1656)
Chi la gagliarda – Giovanni Domenico da Nola (c. 1510-1592)
Chi la gagliarda – Baldassare Donato (c. 1530-1603)
Che debo far – Bartolomeo Tromboncino (c.1470-1535)
E viver e morire – Andrea Falconieri (ca. 1585-1656)
Folle è ben chi si crede – Tarquínio Merula (1595-1665)
Passacalle – Andrea Falconieri (ca. 1585-1656)
“Usurpator Tiranno” – Giovanni Felice Sances (c.1600-1679)
Cantata a voce sola sopra il Passacaglie
Ostinato vo seguire – Bartolomeo Tromboncino (c. 1470-1535)
La bella Franceschina – anônimo (ca. 1520-1580)
Chi desia di saper che cosa è Amore – Francesca Caccini (1587-1641)
Ciaccona di paradiso, e d’Inferno – anônimo (XVI)
publicada em Canzonette Spirituali (Milano, 1675)
Folias echa para mi Señora Doña Tarolilla de Carallenos – Andrea Falconieri (ca. 1585-1656)
Vecchie Letrose – Adrian Willaert (1490-1562)
15 de Abril de 2025
Terça | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 30 (inteira) – R$ 15 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: Livre