Carregando Eventos

« Todos Eventos

CLICHÊ ou Maria, João, mas tinha o Pedro também

31/01-20:00 > 09/02-21:00

O espetáculo “CLICHÊ ou Maria, João, mas tinha o Pedro também”, da Cia. Móvel de Teatro, a partir da história de Pedro Henrique, discute a fluidez contemporânea dos vínculos afetivos e desmistifica o lugar-comum de que existe um papel de vítima ou algoz quando uma relação termina.

A premiada dramaturgia de Helena Hamam levanta questões intrigantes sobre relacionamentos passados e a ilusão de decifrar a subjetividade do outro, como se fosse um quebra-cabeça a ser montado. A encenação mistura as linguagens do teatro físico, gestual e circense para explorar o amor sob uma perspectiva não-heteronormativa.

“Em ‘CLICHÊ ou Maria, João, mas tinha o Pedro também’, a fisicalidade e a concepção de uma encenação não cotidiana aparecem em certos momentos da história, em contraponto com gestos mais cotidianos e até documentais. Essa proposta, junto com o cenário, o figurino e elementos poéticos, costuram essa narrativa criando esse fluxo entre o real e o ficcional”, destaca Helena Marques, que codirige a peça junto ao ator Daniel Leuback, que também atua ao lado de Helena Hamam e Raphael Pompeu.

A peça que acumula os prêmios de Melhor Atuação Adulto (Festival de Araruama – 2024), Melhor Atriz, 2º Melhor Espetáculo e 3º Melhor Ator (1º Festival de Teatro de Saquarema – 2023) e Melhor Dramaturgia e Melhor Iluminação (11º Festival de Ubá – MG – 2023) busca diversidade nas narrativas promovendo uma identificação mais ampla do público e estabelecendo um diálogo com as necessidades dos espectadores adolescentes e jovens adultos. A orientação sexual das personagens nunca é enfatizada nem se torna o ponto central da discussão; pelo contrário, é tratada de forma natural, como deveria ser. Além disso, a montagem aborda os aspectos do machismo e da homofobia, mesmo quando praticados por pessoas supostamente desconstruídas e aliadas.

“Ter esse tipo de temática abordada sem rodeios, de maneira não estereotipada, e simplesmente falar sobre o amor e suas dores, seja entre quem for, significa reafirmar a potência de se poder ser quem se é e encontrar um ponto de apoio onde se identificar, se sentindo acolhido, seja qual for a sua orientação sexual”, enfatiza Daniel.

A Cia Móvel de Teatro visa redefinir a interação da arte com o público e facilitar o acesso às discussões que ele provoca. Os diretores Helena Marques e Daniel Leuback, ambos envolvidos em projetos anteriormente indicados ao Prêmio Shell, viram nesta mudança uma oportunidade de reinventar a encenação e explorar novas linguagens.


31 de Janeiro a 09 de Fevereiro de 2025
Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 50 (inteira) – R$ 25 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  12 anos

Detalhes

Início:
31/01-20:00
Final:
09/02-21:00
Categoria de Evento:

Local

Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí
Niterói, Rio de Janeiro 24220-900 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(21) 2629-5576
Skip to content