Cine Arte UFF – 28 de novembro a 04 de dezembro
28/11-14:00 > 04/12-19:00
Entramos na segunda semana de AINDA ESTOU AQUI no Cine Arte UFF. O filme vem surpreendendo com seus números por onde passa e aqui não é diferente. A expectativa é altíssima e o público segue ávido para vê-lo em tela grande e na torcida pelo inédito Oscar. Junto do filme de Walter Salles, o Arte UFF traz outros ótimos títulos do cinema nacional, filmes premiados, com críticas super positivas e que também merecem atenção do público: AVENIDA BEIRA-MAR e MALU. O primeiro, produzido em Niterói, vem recebendo elogios pela delicadeza com que aborda os afetos e a adolescência. Na terça, dia 3, teremos sessão com a presença dos diretores Maju de Paiva e Bernardo Florim. O segundo, MALU, tem recebido destaque pelo excelente trabalho do elenco, principalmente da protagonista, Yara de Novaes. Na segunda-feira, dia 2, sessão especialíssima de O DIA DA POSSE, outro brasileiríssimo, com a presença do diretor Allan Ribeiro e do protagonista, Brendo Washington. No domingo, a última oportunidade para ver no cinema A SUBSTÂNCIA. Seguimos também em nossa programação com a MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS em sua 14ª edição, com o tema “Viver com Dignidade”. Mais uma chance de acompanhar uma excelente curadoria com entrada totalmente gratuita. Destacamos os longas-metragens CURTAS JORNADAS NOITE ADENTRO e CIDADE; CAMPO, inéditos em nossa sala. Com ou sem Oscar, o importante é valorizar a rica e diversa cinematografia brasileira. Vem pro cinema!
14 º MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS – de 27 a 29 de novembro – ENTRADA FRANCA
Neste ano, o tema é “Viver com Dignidade”, refletindo sobre a importância da dignidade humana para garantir qualidade de vida e liberdade para todos. Com uma curadoria diversificada, a Mostra traz histórias que inspiram e provocam debates sobre direitos humanos. Todas as sessões são gratuitas e acessíveis, com legendas e janelas de libras. A Mostra é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF. Viver com dignidade é direito humano!
Dia 28 quinta 14h SESSÃO INFANTIL : 76`+ debate de 20` | Classificação: Livre
GAROTO CÓSMICO
Brasil, 2007, 76′, Livre
De Alê Abreu
Com Aleph Naldi, Bianca Rayen, Mateus Duarte e Raul Cortez
Cósmico, Luna e Maninho vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Uma noite eles se perdem no espaço, enquanto buscam obter mais pontos para ganhar um bônus na escola. Eles então descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências.
Dia 28 quinta 19h SESSÃO DEPOIS DO EXPEDIENTE: 103`+ debate de 30` | Classificação: 12 anos
Sessão com legenda descritiva e LIBRAS
Esta sessão discute o respeito às diferenças no trabalho e depois do expediente, na cidade e no campo, entre comunidades tradicionais, povos originários ou gente da cidade. O movimento do programa dá ênfase à luta pelo direito de existir – buscando sobreviver e aspirando a múltiplas formas de vida digna –, seja de pessoas com deficiência, de jovens negros periféricos, de mulheres avá guarani ou de estudantes LGBT em férias. Os filmes reunidos apresentam diferentes estratégias mobilizadas contra as violências presentes no discurso, nos comportamentos e também no embate físico enfrentado por corpos cuja aparência “destoa” em relação a normas pré-concebidas. O conjunto revela, sutilmente, relações que envolvem cuidado e tensões entre as gerações, dos mais velhos com os mais novos, do filho com a mãe. E propõe a defesa de posicionamentos menos produtivistas e com mais respeito entre as pessoas.
BIG BANG
Brasil, RN, 2022, 15′, Livre
De Carlos Segundo
Com Giovanni Venturini e Aryadne Amancio
Chico ganha sua vida consertando fornos, nos quais ele facilmente entra devido seu tamanho. Face a um sistema que lhe exclui, não lhe resta outra alternativa que não seja a de se colocar em resistência.
Trailer: https://youtu.be/rfwUH1LeN68
HÁBITO
Brasil, AL, 2023, 18′, Livre
De Fernando Santos
Com Fernando Ferreira dos Santos e Maria Cicera Ferreira
Fernando confronta seus medos e dores para realizar o sonho de ser cineasta.
Trailer: https://youtu.be/LRkO4YI4pOg
MBORAYHU ÑEMOHEÑOI: A LUTA DAS MULHERES AVÁ GUARANI
Brasil, PR, 2022, 20′, 12 anos
De Carol Mira
Personagens: Paulina Cunhã Takuá Rocay Ponhy Martines, Crescência Takua Yruku Benites, Gessica Tseremey Wa, Emy Rios, Vilma Vera Rios, Vicenta Takuavy Rope Martins, Organização das Mulheres Guarani Mborayhu Ñemoheñoi.
Em uma retomada de território ancestral no oeste do Paraná, Paulina Martines e as mulheres Avá Guarani lutam para defender seu território e garantir seus direitos. Unidas por uma determinação inabalável, elas semeiam o amor com o propósito de reflorestar não apenas a terra, mas também mentes e corações.
Trailer: https://youtu.be/AeijKLZjFo8
SOBRE A CABEÇA DO AVIÃO
Brasil, GO, 2022, 19′, 10 anos
De Amanda Costa e Fausto Borges
Dez anos depois do crime que envenenou 92 pessoas em 2013, na Escola Municipal Rural São José do Pontal, em Rio Verde (GO), o curta-metragem revela os impactos da pulverização aérea de agrotóxicos na vida e no futuro de crianças em comunidades do campo em Goiás.
PÁSSARO MEMÓRIA
Brasil, RJ, 2023 15′, Livre
De Leonardo Martinelli
Com Ayla Gabriela, Henrique Bulhões
Um pássaro chamado Memória esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrá-la nas ruas do Rio de Janeiro, mas a cidade pode ser um lugar hostil.
Trailer: https://youtu.be/GNl5PyToQsU
FLUXO – O FILME
Brasil, SP, 2023, 14′, 12 anos
De Filipe Barbosa
Com François Augusto, Andrio Candido, Rodrigo Valentim, Ester Tenório, Julia Caldas, Gustavo Marques, Gabryel Pereira, Samuel Silva, Ana Luiza, Elielson Lopes, Marcos Rogério e Álvaro Siqueira
No meio de uma crise identitária, Fábio de 22 anos, jovem negro da Cidade Tiradentes, se reconecta com seu passado através de um baile funk com amigos. O filme investiga as experiências dos jovens que vivem no extremo leste da cidade de São Paulo, considerada um dos principais pilares do funk na cidade.
Trailer: https://youtu.be/J-FU9FqdE-k
29 sexta 14h SESSÃO HOMENAGEM 2: 102`+ debate de 30` | Classificação: 16 anos
CURTAS JORNADAS NOITE ADENTRO
Brasil, 2021, 102′, 16 anos
De Thiago B. Mendonça
Com Monalisa Madalena, Lua Reis, Carlos Francisco, Ronaldinho da Cuíca, Renato Martins, Nani de Oliveira, Tiganá Macedo, Marquinhos Dikuã, Val Pires
Sambistas paulistanos sonham em ser descobertos na cena musical. Alternando dias entre um cotidiano alienante e madrugadas libertadoras, acabam por encarar inesperadas jornadas. Mas, enquanto houver samba, a alegria continua.
29 sexta 19h SESSÃO HOMENAGEM 1: 120`+ debate de 30` | Classificação: 14 anos
CIDADE; CAMPO
Brasil, 2024, 120′, 14 anos
De Juliana Rojas
Com Fernanda Vianna, Mirella Façanha, Bruna Linzmeyer e Andrea Marquee
O filme apresenta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. A natureza obriga duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas.
Trailer: https://youtu.be/V3FayyJGH6I
MALU
Dia 30 sábado 16h50 | Dia 01 domingo 17h40 | Dia 02 segunda 18h | Dia 04 quarta 14h10
Brasil, 2023, 103´, 16 anos, DCP
De Pedro Freire
Com Yara de Novaes, Carol Duarte, Juliana Carneiro da Cunha
Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e com sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma. Malu foi selecionado para a mostra competitiva da Première Brasil da 26a edição do Festival do Rio, onde conquistou os prêmios de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Roteiro para Pedro Freire, Melhor Atriz para Yara de Novaes e um prêmio duplo de Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Carneiro da Cunha e Carol Duarte.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=NXiOoKWluaw
O DIA DA POSSE – LANÇAMENTO – Sessão seguida de debate
Dia 02 segunda 20h
Brasil, 2021, 70´, 12 anos, DCP
De Allan Ribeiro
Com Allan Ribeiro, Brendo Washington
Brendo quer ser presidente do Brasil. Enquanto esse dia não chega, ele estuda direito, faz vídeos para as redes, sonha com novas conquistas e se imagina em um reality show, durante a pandemia.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9PkvKN1zezg
2 DE JULHO: A RETOMADA – Sessão seguida de debate*
Dia 04 quarta 19h
Brasil, 2024, 46’, 14 anos,
De Joana Moncau, Joelson Ferreira, Spensy Pimentel
O filme acompanha o líder camponês baiano Joelson Ferreira em sua jornada para recuperar a memória sobre os 200 anos do 2 de julho, marco da Independência do Brasil ignorado pela história oficial. Nessa data, em 1823, forças populares compostas principalmente por pessoas negras e indígenas expulsaram os portugueses da cidade de Salvador. Para Joelson, criador da rede conhecida como Teia dos Povos, e outras lideranças com os quais ele dialoga no filme, o 2 de Julho serve como mote para discutirmos a importância dos vínculos políticos entre negros, indígenas e outros grupos populares no Brasil e também para pensarmos o presente e o futuro das lutas emancipatórias na América Latina.
Trailer: https://vimeo.com/969146286
* “O território educa: mestrias e retomadas”: A partir das reflexões provocadas pelo filme, a roda debaterá sobre as retomadas de territórios, suas relações com a educação, e a presença das/os Mestres dos Saberes nas escolas e universidades.
Participantes: Mestre Joelson Ferreira (Teia dos Povos), Solange Brito (Teia dos Povos), Xochitl Levya (Ciesas/México), Lucia Cavalieri (UFF) e Ana Paula Morel (UFF).
Organização: Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural (Laboep/UFF), Encontro de Saberes UFF, Núcleo de Estudos Territórios e Resistências na Globalização (Nureg/UFF), Centro de Artes/UFF.
AVENIDA BEIRA-MAR
Dia 30 sábado 18h50 | Dia 02 segunda 14h | Dia 03 terça 19h30 (Sessão seguida de debate)
Brasil, 2023, 86´, 14 anos, DCP
De Maju de Paiva e Bernardo Florim
Com Andrea Beltrão, Milena Pinheiro, Milena Gerassi, Isabel Teixeira
Rebeca, filha de pais separados, muda-se com a mãe para o bairro de Piratininga, em Niterói, onde se vê enclausurada devido a uma onda de assaltos. Enquanto isso, Mika, uma jovem da mesma localidade, desafia as normas de gênero ao se vestir e agir de maneira não convencional, enfrentando as expectativas de sua família e da comunidade. O encontro das duas desencadeia uma amizade incompreendida pelos adultos. Contudo, quando Mika desaparece após ser coagida a modificar sua aparência, uma série de eventos extremos abala a tranquilidade na Avenida Beira-Mar. O filme ganhou o prêmio Félix de Melhor Filme Brasileiro no Festival do Rio 2024 e o prêmio de Melhor Direção na competição de Longas Ibero Americanos no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=iALU4RcmIqQ
AINDA ESTOU AQUI
Dia 28 quinta 16h30 | Dia 29 sexta 16h40 | Dia 30 sábado 14h e 20h30 | Dia 01 domingo 14h50 (Sessão Cineném) | Dia 02 segunda 15h30 | Dia 03 terça 16h40 | Dia 04 quarta 16h10
Brasil, 2024, 137´, 14 anos, DCP
De Walter Salles
Com Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Selton Mello, Maeve Jinkings, Marjorie Estiano
Rio de Janeiro, início dos anos 1970. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Os Paiva — Rubens, Eunice e seus cinco filhos — vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas, é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva. O filme foi premiado no Festival de Veneza 2024 (Melhor Roteiro).
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=_NzqP0jmk3o
A SUBSTÂNCIA
Dia 01 domingo 19h40
The Substance, Reino Unido/EUA/França, 2024, 140´, 18 anos, DCP
De Coralie Fargeat
Com Demi Moore, Margaret Qualley, Hugo Diego García, Dennis Quaid
Após ser demitida da TV por ser considerada “velha demais” para ser atriz, Elisabeth Sparkle recorre a um sinistro programa de aprimoramento corporal. A substância milagrosa promete rejuvenescê-la, mas resulta em uma transformação ainda mais radical. Ela agora precisa dividir seu corpo com Sue, sua versão jovem e melhorada, e, aos poucos, começa a perder completamente o controle da própria vida. Em um pesadelo surreal sobre a busca incessante pela juventude, o filme revela o preço oculto da perfeição. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2024.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad
Trailer: https://youtu.be/PFeEGaxoQVU
Ingressos
Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00
Servidores da UFF, estudantes da rede pública e professores do ensino básico da rede pública – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria