
2ª Temporada do Programa de Exposições 2025

A 2ª Temporada de Exposições reúne quatro exposições individuais que exploram, cada uma à sua maneira, as complexas relações entre arte e território, tomando as paisagens urbanas como inspiração.
Carlos Eduardo Borges, na mostra “Bichos”, transforma papéis de resultado do jogo do bicho em matéria para suas obras. Com eles, recria figuras dos bichos do jogo, em composições que funcionam como uma versão analógica da técnica digital de formar imagens a partir de pixels. Dentre as obras, estão uma fantasia desenvolvida para a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio. Com curadoria em parceria com Sérgio Viveiros, a mostra lança um olhar sobre as contradições entre a marginalidade do jogo e seu enraizamento profundo na cultura e no imaginário popular brasileiro.
Rafael Vicente apresenta “A cidade é um rio de ângulos”, com curadoria de Paulo Herkenhoff. Como o próprio título sugere, o artista parte das paisagens dos centros urbanos para construir múltiplos planos. Entre cores vibrantes e silêncios cromáticos, suas composições erguem arquiteturas imaginadas – vertiginosas, caóticas e marcadas pelo movimento incessante da cidade.
Em “Nas Montanhas não tem Wi-FI”, mostra de Ravi Tubenchlak com curadoria de Érica Burini, o artista investiga paisagens como quem procura montanhas onde quer que elas se formem — seja em montes de areia de construção ou em galões d’água cobertos por lonas. Há em sua busca uma delicadeza que transforma o banal em miragem, como se o urbano guardasse, em silêncio, vestígios sutis de um refúgio.
Na exposição “Movimentos da Terra: entre o concreto e o cerrado”, Tatiana Ferraz materializa suas inquietações em torno do processo de urbanização, a partir de sua vivência em Uberlândia (MG). Suas obras — que vão de casas de cerâmica a gaiolas de madeira que remetem à ambiência dos condomínios — provocam reflexões sobre dicotomias como proteção e aprisionamento, interior e exterior, cidade e casa, territorialidade e segregação socioespacial. A curadoria é de Marco Antônio Vieira.
O Programa de Exposições 2025 é fruto da seleção de propostas artísticas por meio de edital de chamada pública.
Abertura das Exposições
22 de Julho de 2025 | Terça 18h
Entrada Franca
Período
22 de Julho a 10 de setembro de 2025
Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos
Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói – RJ
Segunda a Sexta, das 10h às 21h
Sábados e Domingos das 13h às 21h