CENTRO DE ARTES UFF

da casa

MÚSICA ANTIGA
DA UFF

Música Antiga da UFF busca recriar a sonoridade da Idade Média e do Renascimento, encantando o espectador com as músicas e o fascínio das histórias que compõem seus ricos repertórios, resgatando e transmitindo não apenas a música, mas também o contexto histórico e cultural dessa épocas. O grupo vem atuando há 35 anos na consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão, realizando um trabalho de formação de plateia e de conexão da Universidade com a sociedade.

OSN-UFF

A Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) foi criada pelo Governo Brasileiro, através do Decreto nº 49.913, de 12/01/1961, ato do Presidente da República Juscelino Kubitschek, um entusiasta da música, e nasceu vinculada ao Serviço de Radiodifusão Educativa (SRE), tendo “como finalidade precípua cultivar e difundir a música sinfônica do país”.

QUARTETO DE CORDAS DA UFF

A história do Quarteto de Cordas da UFF está fortemente atrelada ao violinista Paulo Bosisio. Iniciou-se na década de 1980 com a criação do Quarteto Bosísio no Rio de Janeiro, formado pelos músicos Paulo Bosísio e Paulo Keuffer (violinos), Nayran Pessanha (viola) e pelo inglês David Chew (violoncelo). Em 1984, por iniciativa do então reitor Raymundo José Martins Romêo, o quarteto foi incorporado à Universidade Federal Fluminense e seu nome foi alterado para Quarteto de Cordas da UFF. Com 35 anos de existência, o quarteto vem pesquisando e divulgando o repertório camerístico brasileiro sem abrir mão dos clássicos europeus e voltando o olhar para os compositores de gerações mais recentes da América Latina.

INFORMAÇÕES Úteis

BILHETERIA