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OSN UFF | Academia Brasileira de Música – 80 Anos

20/07-10:30

Em 2025, a Academia Brasileira de Música celebra oito décadas de dedicação ininterrupta à valorização, preservação e difusão da música brasileira de concerto. Fundada em 1945 por Heitor Villa-Lobos, a ABM consolidou-se como uma das mais importantes instituições culturais do país, reunindo nomes fundamentais da história da música brasileira e atuando como guardiã de um legado.

Hoje, a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, com sua sólida história ligada à formação de público, difusão de repertórios brasileiros e atuação junto à comunidade, tem a honra de prestar tributo à trajetória da ABM. Ao reunir obras de quatro compositores e compositoras que integram o quadro da ABM, este concerto reafirma o compromisso mútuo com a preservação da memória, o estímulo à criação e a escuta plural da música brasileira de concerto.

Dinorá de Carvalho (1904–1980), pioneira entre as compositoras brasileiras e primeira mulher a ingressar na ABM, expressa em sua vibrante Abertura: Noite de São Paulo (1936) a energia urbana e a modernidade da metrópole paulista. A obra foi composta originalmente para a peça teatral Noite de São Paulo e posteriormente transcrita como Abertura para formação orquestral sinfônica.

Alda Oliveira (1945), educadora, pesquisadora e compositora, apresenta em Bahianas (1979) um olhar sensível sobre a presença feminina na cultura afro-baiana, por meio de ritmos, cores e sonoridades tradicionais reelaboradas em linguagem orquestral. A obra, escrita para oito instrumentos, teve sua estreia mundial na III Bienal de Música Brasileira Contemporânea, em 17 de outubro de 1979.

Mario Ficarelli (1935–2014), compositor ligado à renovação estética da música brasileira no século XX, cria em Transfigurationis (2008) densas atmosferas sonoras e sutis processos de transformação, em linguagem contemporânea e altamente expressiva.

Hekel Tavares (1896–1969), conhecido por unir a técnica acadêmica à música popular, propõe no Concerto para violino e orquestra (em formas brasileiras), Op. 107 nº 4 (1961), uma síntese de gêneros brasileiros com a forma clássica, revelando um lirismo profundamente enraizado nas tradições nacionais. Este concerto teve sua estreia mundial e primeira gravação realizadas em 1962, pela Orquestra Sinfônica Nacional e com Oscar Borgerth como solista.

Celebremos juntos a ABM, seus compositores e a música brasileira.
Bom concerto!

Deivison Branco
Comissão Artística OSN UFF 2025/26

Programa

Dinorá de Carvalho (1904–1980)Abertura: Noite de São Paulo (1936)

Alda Oliveira (1945)Bahianas (1979)
     I – Mula-sem-cabeça
     II – Anhangá
     III – Cosme-Damião

Mario Ficarelli (1935–2014)Transfigurationis (2008)

Hekel Tavares (1896–1969)Concerto para violino e orquestra (em formas brasileiras), Op. 107 nº 4 (1961)
     I – Modinha
     II – Louvação
     III- Ponteio


20 de Julho de 2025
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

Detalhes

Data:
20/07
Hora:
10:30
Categoria de Evento:

Local

Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí
Niterói, Rio de Janeirio 24220-900 Brasil
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Telefone
(21) 2629-5576
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