
Cine Arte UFF – 03 a 09 de Julho
03/07-15:00 > 09/07-19:00

Quando Ruy Guerra esteve aqui no Cine Arte UFF em meados de 2018, disse que o cinema brasileiro, naquele momento, era o melhor do mundo. Sempre se pode discordar, mas o cinema que temos feito nos últimos dez anos certamente é um dos mais interessantes do planeta Terra, e parece que o mundo começa a achar isso também. No recente AMIZADE, Cao Guimarães começa o filme na estrada no dia 20 de agosto de 2016, quando de sua mudança para Montevidéu. Ele fala: “Tristes com o rumo dos acontecimentos e perplexos com o que aconteceria depois, retomamos [ele e os produtores] meu projeto sobre os laços de amizade para não afundar no abismo de ignorância e desolação que tomou conta do Brasil. Não sabíamos que viajávamos por um país que ia acabar.” Faltavam poucos dias para a remoção definitiva de Dilma Rousseff da Presidência. Parece que os slogans de seus mandatos – País Rico é País Sem Pobreza e Pátria Educadora – não sensibilizaram as elites políticas e econômicas do país. Depois vieram Ordem e Progresso e Pátria Amada Brasil, com os patos amarelos, as ultrajantes multidões trajadas de amarelo, a cor do ouro, a cor das “nossas” riquezas. Agora, por enquanto, estamos no União e Reconstrução, que não está agradando a essas gentes. Tudo isso para dizer que – da facada santa ao Punhal Verde Amarelo – o país (ou parte dele) e seu importante cinema ainda estão por aqui (o próprio filme de Walter Salles foi gestado e realizado durante esses anos sombrios). Nesta semana, acolhemos mais uma edição do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro: são quinze belos filmes com entrada franca. Na cinesemana temos ainda as últimas exibições de HOMEM COM H, AINDA TEMOS O AMANHÃ, MANAS, AMIZADE e CAFÉ, PEPI E LIMÃO (imperdível para quem se interessa pela discussão da realidade social do Brasil). E para terminar, temos a exibição da obra-prima de Charles Chaplin, EM BUSCA DO OURO, que comemora seu centenário e o retorno da sessão Cápsula do Tempo na quarta-feira, dia 9, com a exibição do maravilhoso OS GOONIES, na ocasião do lançamento do livro O Subúrbio e o Suburbanismo Fantástico Hollywoodiano, do pesquisador Pedro Lauria. Grande Semana! (AV)
EM BUSCA DO OURO – RELANÇAMENTO MUNDIAL EM 4K
Dia 04 sexta 19h30
The Gold Rush, EUA, 1925, 96’, Livre
De Charles Chaplin
Com Charles Chaplin, Mack Swain, Georgia Hale
Neste clássico da comédia silenciosa, Carlitos vai ao Alasca para participar da corrida do ouro. Preso em uma pequena cabana por causa de uma nevasca, ele é obrigado a compartilhar seu quarto com um garimpeiro de sucesso e um fugitivo. Eventualmente, ao deixar a cabine, ele se apaixona por uma garçonete e tenta ganhar o seu afeto. Porém, a sorte de Carlitos muda quando o garimpeiro necessita de ajuda para localizar o ouro. Comemoração dos 100 anos do lançamento original.
Preço único – R$ 15,00
Servidores da UFF, estudantes da rede pública e professores do ensino básico da rede pública – R$ 10,00
Mostra PRÊMIO GRANDE OTELO 2025 — entrada gratuita
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
AINDA ESTOU AQUI
Dia 09 quarta 16h30
Brasil, 2024, 137’, 14 anos, DCP
De Walter Salles
Com Fernanda Torres, Selton Mello, Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Cora Mora, Guilherme Silveira, Fernanda Montenegro
Rio de Janeiro, início dos anos 1970. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Os Paiva — Rubens, Eunice e seus cinco filhos — vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas, é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva. O filme foi premiado no Festival de Veneza 2024 (Melhor Roteiro), Globo de Ouro de Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Oscar de Melhor Filme Internacional 2025.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MLoad
Trailer: https://youtu.be/_NzqP0jmk3o
BABY
Dia 04 sexta 17h30
Brasil, 2025, 107’, 18 anos, DCP
De Marcelo Caetano
Com João Pedro Mariano, Ricardo Teodoro, Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer
Depois de ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington, de 18 anos, se vê sozinho sozinho e perdido nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com seus pais e sem recursos para reconstruir sua vida. Ele encontra Ronaldo, um homem maduro, que o ensina novas formas de sobrevivência. Gradualmente, a relação entre os dois se transforma em uma paixão conflituosa. O filme foi selecionado na Semaine de La Critique do Festival de Cannes e Ricardo Teodoro recebeu foi premiado como Ator Revelação no Festival. Vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio 2024, além de ter conquistado mais de 16 prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading
Trailer: https://youtu.be/mfxuOP62w_U
KASA BRANCA
Dia 06 domingo 17h50
Brasil, 2025, 92’, 16 anos, DCP
De Luciano Vidigal
Com Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco, Ramon Francisco, Babu Santana, Gi Fernandes
Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela. Prêmio de Melhor Direção no Festival do Rio.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em M-Load
Trailer: https://youtu.be/Ac5fp_7Be9I
MALU
Dia 05 sábado 15h50
Brasil, 2024, 103’, 16 anos
De Pedro Freire
Com Yara de Novaes, Carol Duarte, Juliana Carneiro da Cunha
Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e com sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma. Melhor Filme no Festival do Rio 2024 (Empatado com Baby).
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=NXiOoKWluaw
MOTEL DESTINO
Dia 04 sexta 15h20
Brasil, 2024, 115’, 18 anos, DCP
De Karim Aïnouz
Com Com Iago Xavier, Nataly Rocha, Fábio Assunção
Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local. Selecionado para a competição do Festival de Cannes 2024.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay
Trailer: Motel Destino – Trailer oficial
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
CÂNCER COM ASCENDENTE EM VIRGEM
Dia 03 quinta 15h10
Brasil, 2023, 95’, 14 anos
De Rosane Svartman
Com Nathália Costa, Suzana Pires, Marieta Severo, Julia Konrad, Ângelo Paes Leme, Maria Gal, Fabiana Karla
Clara é professora de matemática e faz o maior sucesso como influencer educacional em seu canal na internet. Bem humorada, sarcástica e às vezes debochada, ela gosta de manter tudo sob controle, mas vai precisar aprender a lidar com a vulnerabilidade quando descobre que tem câncer de mama. Com coragem e resiliência, ela enfrenta dias ruins e outros melhores ao lado da filha adolescente, da mãe e de amigas leais. Em sua jornada de cura, Clara tem a chance de celebrar a vida e de ressignificar seus relacionamentos. Baseado em uma história real.
ESTÔMAGO 2 – O PODEROSO CHEF
Dia 07 segunda 14h
Brasil, 2024, 130’, 18 anos
De Marcos Jorge
Com João Miguel, Violante Placido, Projota, Nicola Siri, Guenia Lemos, Giulio Beranek
A fantástica e divertida jornada de nosso “anti-heroi” preferido, Raimundo Nonato (João Miguel), e suas aventuras filosófico-culinárias continuam. Dezesseis anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, Nonato virou o chef dos chefes na prisão, encantando com seu talento culinário e saborosa lábia tanto o diretor do presídio quanto o veterano líder dos detentos, Etecétera (Paulo Miklos). Até que um terceiro chefão, o mafioso italiano Dom Caroglio (Nicola Siri), chega para disputar o controle da penitenciária e o privilégio de ser servido pelo carismático cozinheiro. Ao mesmo tempo, conheceremos os tortuosos caminhos que transformaram o pacato filho da dona de um restaurante brasileiro no sul da Itália no poderoso chefe que, anos depois, vem ao Brasil desafiar o crime organizado por causa de Nonato.
KASA BRANCA
Dia 06 domingo 17h50
Brasil, 2025, 92’, 16 anos, DCP
De Luciano Vidigal
Com Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco, Ramon Francisco, Babu Santana, Gi Fernandes
Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela. Prêmio de Melhor Direção no Festival do Rio.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em M-Load
Trailer: https://youtu.be/Ac5fp_7Be9I
O AUTO DA COMPADECIDA 2
Dia 08 terça 15h
Brasil, 2024, 114’, 10 anos, DCP
De Guel Arraes, Flávia Lacerda
Com Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Virginia Cavendish, Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Humberto Martins, Luís Miranda, Fabiula Nascimento, Enrique Díaz
Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Acontece que agora ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa – como se fosse possível que ele se aquietasse. Só que nada sai como planejado e ele acaba alvejado pelo mesmo cabra que o havia matado anos antes. Será que a Compadecida vai intervir para salvá-lo novamente?
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MLoad
Trailer: https://youtu.be/_NzqP0jmk3o
O DIA QUE TE CONHECI
Dia 07 segunda 16h30
Brasil, 2023, 71´, 12 anos, DCP
De André Novais Oliveira
Com Renato Novaes, Grace Passô, Kelly Crifer, Fabrício FBC
Todo dia Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil. Há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luísa.
Trailer: O DIA QUE TE CONHECI | Trailer Oficial
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
3 OBÁS DE XANGÔ
Dia 07 segunda 18h
Brasil, 2024, 76’, Livre
De Sérgio Machado
“3 Obás de Xangô” gira em torno da amizade incondicional de Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, artistas que foram os maiores responsáveis pela criação de um imaginário de baianidade que persiste até os dias de hoje. Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram ‘um modo de estar no mundo’ dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram a partir deles. Prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio 2024.
ASSEXYBILIDADE
Dia 03 quinta 17h10
Brasil, 2023, 86´, 16 anos, DCP
De Daniel Gonçalves
O filme mescla depoimentos de 15 pessoas de diferentes orientações sexuais, identidades de gênero e deficiências, do autismo à deficiência intelectual, do nanismo à deficiência visual, que falam sobre flertes, namoro e sexo, compartilhando memórias, traumas e esperanças envolvendo relacionamentos e desejo. A maior força do documentário é precisamente ouvir das pessoas com deficiência coisas que a sociedade não espera que elas digam e façam.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vIg2RN32Qvs
FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE
Dia 05 sábado 17h50
Brasil, 2024, 87’, 12 anos
De Susanna Lira
De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.
Trailer: https://youtu.be/sNNuu8T0RIg
LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL
Dia 06 domingo 16h20
Brasil, 2024, 75’, Livre, DCP
De Alessandra Dorgan
Uma viagem sonora e visual, com materiais raros e inéditos de arquivo, que retrata a vida e obra do grande cantor e compositor brasileiro, Luiz Melodia. O documentário musical dá voz ao artista, que ao abraçar sua liberdade e originalidade, desafiou muitas normas no mercado fonográfico e cultural brasileiro. Vencedor do prêmio de melhor filme no festival In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical e melhor filme sul-americano pelo júri popular em Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=lFnYZNilrlU
MILTON BITUCA NASCIMENTO
Dia 08 terça 17h20
Brasil, 2025, 110’, Livre, DCP
De Flavia Moraes
O documentário musical parte da turnê de despedida de Milton Nascimento, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, para entender a complexidade simples de sua obra, e o quanto os mistérios que ele carrega nos fazem refletir sobre a alma brasileira.
★ Acessibilidade: libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading
Trailer: https://youtu.be/3huY2AiSH9c
OTHELO, O GRANDE
Dia 06 domingo 14h30
Brasil, 2024, 83´, 12 anos, DCP
De Lucas H. Rossi dos Santos
Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira. O documentário levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial, na Mostra Competitiva da Première Brasil e participou do 13th Annual BlackStar Film Festival em agosto nos EUA.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay
Trailer: Othelo, O Grande – Trailer Oficial
SESSÃO CÁPSULA DO TEMPO – sessão precedida de lançamento do livro O Subúrbio e o Suburbanismo Fantástico Hollywoodiano, de Pedro Lauria – Ingressos R$ 5,00
Dia 09 quarta 19h
Pedro Lauria é pós-doutorando em Cinema e Audiovisual pela UFF, onde fez seu doutorado. É mestre em Comunicação Social pela UFRJ e formado em Geografia pela UFF. É editor chefe do OCA-UFF (Observatório de Cinema e Audiovisual da UFF) e um dos criadores do LEINA (Laboratório de Experimentações e Inovações Narrativas). Este é seu primeiro livro, fruto de sua tese de doutorado.
OS GOONIES
The Goonies, EUA, 1985, 114’, 12 anos, mp4
De Richard Donner
Com Sean Astin, Josh Brolin, Kerri Green, Corey Feldman, Jeff Cohen, Ke Huy Quan, Martha Plimpton
Nesse clássico dos anos 1980, um grupo de amigos encontra um misterioso mapa do tesouro e começa a seguir as pistas, entrando em um fabuloso mundo subterrâneo de passagens secretas, perigosas armadilhas e um antigo navio pirata que esconde moedas de ouro.
AINDA NÃO É AMANHÃ
Dia 05 sábado 14h10
Brasil, 2024, 77’, 14 anos, DCP
De Milena Times
Com Mayara Santos, Clau Barros, Cláudia Conceição, Bárbara Vitória
Janaína está no primeiro ano da faculdade de Direito e é a primeira pessoa da família que consegue acessar a universidade, mas uma gravidez indesejada ameaça os planos que ela havia traçado. Melhor Atriz no Festival do Rio 2024 e Melhor Direção no Panorama Internacional Coisa de Cinema 2024.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=F1t-J8SUNZ4
AMIZADE
Dia 08 terça 19h40
Brasil, 2023, 85’, 14 anos, DCP
De Cao Guimarães
Por 30 anos, Cao Guimarães documentou fragmentos de sua amizade com colegas artistas. Amizade é um mosaico de momentos domésticos gravados em diversos formatos, desde telas de computador a filmes Super8 e 35mm até fitas cassete e fitas antigas de secretárias eletrônicas. Esses rabiscos audiovisuais são ora poéticos, ora banais, ora profundos, tristes ou desinibidamente alegres. Acima de tudo, são uma celebração sobre passar tempo juntos e envelhecer.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=d7Pdjs3OVP0
CAFÉ, PÉPI E LIMÃO
Dia 06 domingo 19h40
Brasil, 2025, 80’, 18 anos, DCP
De Adler Kibe Paz e Pedro Léo Martins
Com João Vitor Souza, Leonardo Lacerda, Mary Nascimento, Jussara Mathias, Fernanda Beling
Café, 16 anos, foge do interior, assombrado por uma vingança familiar que o persegue. Na capital, ele busca pelo pai, que cumpre pena em um presídio local. Pépi, 16 anos, enfrenta o inferno dentro de casa: violentada pelo padrasto, é expulsa pela própria mãe e deixada à própria sorte. Já Limão, catorze anos, sobrevive nos escombros da cidade, morando sob um viaduto ao lado de Marta, cuja saúde se deteriora pelo vício. Unidos pela necessidade e pela amizade, os três tentam resistir à dureza das ruas. Mas a cidade não perdoa, e os caminhos que trilham os levam a destinos inesperados – e, talvez, irreversíveis.
Trailer: https://vimeo.com/1070154034?share=copy
HOMEM COM H
Dia 07 segunda 19h40 | Dia 09 quarta 14h
Brasil, 2025, 129’, 16 anos, DCP
De Esmir Filho
Com Jesuíta Barbosa, Bruno Montaleone, Jullio Reis
Dono de uma voz inconfundível e de performances memoráveis, Ney Matogrosso morava com os pais e irmãos na pequena cidade de Bela Vista (MS). Os embates com o pai, que insistia que o menino “virasse homem”, levaram Ney a se afastar da família, antes de enveredar para a vida artística. Anos depois de sair de casa, em São Paulo, estreou como vocalista dos Secos e Molhados, dando início às performances históricas que o definiram como um dos maiores artistas brasileiros da atualidade.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MLoad
Trailer: https://youtu.be/Zg-Cmj5wXnw
MANAS
Dia 03 quinta 19h | Dia 05 sábado 19h40
Brasil, 2025, 101’, 16 anos, DCP
De Marianna Brennand
Com Jamilli Correa, Fátima Macedo, Rômulo Braga, Dira Paes, Emilly Pantoja, Samira Eloá
Marcielle, uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA), começa a perceber que o futuro lhe reserva poucas opções. Encurralada pela resignação da mãe e movida pela idealização da irmã que partiu, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres de sua comunidade. O filme foi premiado com o Director’s Award da mostra Giornate Degli Autori do Festival de Veneza, e acumula mais de 20 prêmios internacionais. A diretora Marianna Brennand conquistou o Women In Motion Emerging Talent Award 2025, prêmio entregue no Festival de Cannes.
★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Fz9Y9O6tBq4
Ingressos
Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00
Estudantes e professores da rede básica de ensino; estudantes e servidores da UFF (professores e técnico-administrativos, ativos e aposentados) – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria