Carregando Eventos

« Todos Eventos

Cine Arte UFF – 27 de Março a 02 de Abril

27/03-14:00 > 02/04-20:00

Fim de março, volta do semestre acadêmico na UFF, programação intensa com muitas oportunidades para reflexões e discussões sobre democracia e os ataques que ela sofreu e vem sofrendo desde o 31 de março de 1964. Na segunda-feira, dia 31, para marcar os 61 anos do Golpe Militar, programação especial: a última sessão no Cine Arte UFF de AINDA ESTOU AQUI. O filme teve inúmeros méritos, mas neste momento destacamos seu valor na retomada da memória do país, no impulso para se falar mais sobre as violações cometidas pelo regime ditatorial militar no Brasil e a importância de lutarmos pela democracia. Ainda na segunda-feira, a última oportunidade para TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, excelente filme que entrelaça a história do processo de independência da República Democrática do Congo, Guerra Fria e Jazz afro-americano. Ao final do dia, exibição exclusiva do curta-metragem EUNICE, CLARICE, THEREZA, filme de 1979, dirigido por Joatan Vilela Berbel, apresentada em versão digital restaurada pelo projeto Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros do Cinelimite. A produção reúne depoimentos marcantes de Eunice Paiva, Clarice Herzog e Thereza Fiel, três viúvas de presos políticos da ditadura militar. Sessão seguida de debate com o diretor do filme e entrada franca. Lançamento de A BATALHA DA RUA MARIA ANTÔNIA, filme de Vera Egito, que retrata o conflito de outubro de 1968 entre estudantes e professores do movimento estudantil de esquerda ligados à Faculdade de Filosofia da USP e os ataques do Comando de Caça aos Comunistas ligados à Universidade Mackenzie. Na terça, dia 1º, sessão seguida de debate com a diretora do filme, numa sessão em parceria com o CINECLUBE QUASE CATÁLOGO. No dia 27, quinta, sessão de O CASO PIZZOLATO – POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA, sobre a saga jurídica e política de Henrique Pizzolato para provar sua inocência. Sessão seguida de debate com o diretor Silvio Tendler e Henrique Pizzolato, entrada franca. Complementando a programação, chega a nossa sala o tão pedido CONCLAVE, filme que esteve entre os favoritos ao Oscar, com 8 indicações, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Adaptado. Também abrimos espaço para algumas sessões do ótimo SING SING, que também se destacou com indicações ao prêmio máximo de Hollywood, com uma trama que trata com louvor o poder de transformação da arte. Seguimos com mais oportunidades para FLOW, MILTON BITUCA NASCIMENTO e SEM CHÃO. Últimas oportunidades para AINDA ESTOU AQUI, TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, ANORA e UM COMPLETO DESCONHECIDO. (LC)

CINE DEBATES DA SEMANA

O CASO PIZZOLATO – UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA
Dia 27 quinta 19h – sessão seguida de debate com Henrique Pizzolato e Silvio Tendler. Entrada Franca.
Brasil, 2021,
De Silvio Tendler

Henrique Pizzolato é arquiteto de formação, bancário de profissão e militante político histórico por opção e paixão. Havia chegado ao auge de sua carreira no Banco do Brasil em 2003, no início do primeiro Governo Lula, quando em virtude da sua trajetória profissional no BB foi nomeado Diretor de Marketing da instituição. Pouco tempo depois, porém, acabou sendo uma das primeiras e principais vítimas de uma onda de “macartismo-tupiniquim” que passou a se intensificar no país a partir da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal, escândalo judicial, policial e midiático que ficou conhecido no Brasil como o caso “Mensalão”. O objetivo deste documentário é aprofundar sobre os detalhes e as circunstâncias específicas dessa história na vida pessoal de Pizzolato e sua família: os sucessivos julgamentos, condenações, perseguições e as prisões sofridas por Henrique (com reflexos devastadores para a sua família também) ao longo destes últimos 15 anos.

EUNICE, CLARICE, THEREZA
Dia 31 segunda 20h – sessão seguida de debate com Joatan Vilela Berbel. Mediação Nathalia Mendonça. Entrada Franca.
Brasil, 1979, 15’, DCP
De Joatan Vilela Berbel

Filmado durante a ditadura militar brasileira, Eunice, Clarice, Thereza reúne depoimentos poderosos de três viúvas de presos políticos: Eunice Paiva, Clarice Herzog e Thereza Fiel. Seus relatos—diretos, sem adjetivações e profundamente pessoais—reconstroem a memória da repressão estatal a partir de uma perspectiva íntima, expondo o impacto humano da violência autoritária. Joatan Vilela Berbel, então um cineasta emergente, se interessou pelas histórias de Eunice Paiva, Clarice Herzog e Thereza Fiel à medida que suas lutas ganhavam atenção na imprensa. Percebendo como seus depoimentos estavam moldando a conscientização pública, ele concebeu a ideia de reunir essas histórias em um filme—usando o cinema como meio para documentar suas experiências e garantir que suas vozes fossem registradas. Com a ajuda de outros cineastas, incluindo Silvio Da-Rin, Noilton Nunes e José Carlos Avellar, Joatan entrou em contato com essas três mulheres, que corajosamente concordaram em compartilhar seus relatos em frente às câmeras. A versão digital foi restaurada pelo projeto Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros do Cinelimite em colaboração com o diretor.

NOVIDADE NA PROGRAMAÇÃO

A BATALHA DA RUA MARIA ANTÔNIA — LANÇAMENTO
Dia 27 quinta 17h20 | Dia 28 sexta 14h | Dia 29 sábado 18h | Dia 01 terça 19h*
*Sessão seguida de debate com a diretora Vera Egito em parceria Cineclube Quase Catálogo – Promoção – R$ 5,00 para todos
Brasil, 2025, 85’, 14 anos, DCP
De Vera Egito
Com Gabriela Carneiro da Cunha, Isamara Castilho, Juliana Gerais, Pâmela Germano, Caio Horowicz, Philipp Lavra

Vinte e um planos-sequência retratam momentos da noite da Batalha da Maria Antônia, em outubro de 1968, ao lado dos estudantes e professores do movimento estudantil de esquerda, na Faculdade de Filosofia da USP. Eles enfrentam os ataques do Comando de Caça aos Comunistas vindos do outro lado da rua, onde fica a Universidade Mackenzie. Quando o confronto explode, gritos, molotovs, pedras, paus e bombas caseiras são atiradas. Vinte e quatro horas vividas com a paixão da juventude dos anos 1960, em defesa de um ideal, na iminência da invasão dos militares ao prédio da USP.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MLoad

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=rvrtaK78WYk

CONCLAVE
Dia 27 quinta 15h | Dia 29 sábado 19h40 | Dia 02 quarta 18h10
Conclave, Reino Unido/EUA, 2024, 120’, 12 anos, DCP
De Edward Berger
Com Ralph Fiennes, Stanley Tucci, John Lithgow, Isabella Rossellini

Conclave acompanha um dos eventos mais secretos e antigos do mundo: a escolha de um novo Papa. Após a morte inesperada do atual pontífice, o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) é encarregado de conduzir esse processo confidencial. Os líderes mais poderosos da Igreja Católica de todo o mundo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção, cada um com suas próprias ambições. Lawrence se vê no centro de uma conspiração, desvendando segredos que ameaçam não apenas sua fé, mas também as fundações da Igreja. Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, 4 Prêmios BAFTA (Melhor Filme, Filme Britânico, Roteiro Adaptado, Montagem), Prêmio de Melhor Elenco no SAG.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=XHw9SKQWInU

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

SING SING
Dia 29 sábado 15h50 | Dia 02 quarta 16h
Sing sing, EUA, 2024, 106´, 14 anos, DCP
De Greg Quedar
Com Colman Domingo, Clarence Maclin, Sean San Jose, Paul Raci

Sing Sing acompanha a história de Divine G (Colman Domingo), um homem preso por um crime que não cometeu, que encontra propósito ao atuar em um grupo de teatro ao lado de outros homens encarcerados, incluindo um novo e desconfiado integrante (Clarence Maclin). Baseado em uma emocionante história real de resiliência, humanidade e o poder transformador da arte, o filme conta com um elenco inesquecível composto por atores que já foram encarcerados.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=qWmBPLv9yCE

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading


AINDA ESTOU AQUI
Dia 31 segunda 17h10
Brasil, 2024, 137’, 14 anos, DCP
De Walter Salles
Com Fernanda Torres, Selton Mello, Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Cora Mora, Guilherme Silveira, Fernanda Montenegro

Rio de Janeiro, início dos anos 1970. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Os Paiva — Rubens, Eunice e seus cinco filhos — vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas, é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva. O filme foi premiado no Festival de Veneza 2024 (Melhor Roteiro) e no Globo de Ouro de Melhor Atriz (Fernanda Torres). Vencedor do inédito prêmio de Melhor Filme Internacional para o Brasil na cerimônia do Oscar 2025.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MLoad

Trailer: https://youtu.be/_NzqP0jmk3o

ANORA
Dia 28 sexta 15h40 | Dia 01 terça 14h20
Anora, EUA, 2025, 139’, 16 anos, DCP
De Sean Baker
Com Mikey Madison, Mark Eidelshtein, Yura Borisov, Lindsey Normington

Anora, uma profissional do sexo do Brooklyn, conhece e se casa com o filho de um oligarca. Assim que a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de seu marido partem para Nova York para anular o casamento. Palma de Ouro em Cannes. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz (Mikey Madison), Roteiro Original, Direção e Montagem. 

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MLoad

Trailer: https://youtu.be/K3f7jj8yJTo

FLOW
Dia 29 sábado 14h | Dia 30 domingo 15h20
Letônia/Bélgica/França, 2024, 85´, Livre, DCP
De Gints Zilbalodis

Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças. Filme indicado ao Oscar de Melhor Animação e Melhor Filme Internacional. Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Animação.

Trailer: https://youtu.be/lBPG_31yEOk

MILTON BITUCA NASCIMENTO
Dia 28 sexta 18h20 | Dia 30 domingo 17h10 | Dia 02 quarta 14h
Brasil, 2025, 110’, Livre, DCP
De Flavia Moraes

O documentário musical parte da turnê de despedida de Milton Nascimento, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, para entender a complexidade simples de sua obra, e o quanto os mistérios que ele carrega nos fazem refletir sobre a alma brasileira.

Trailer: https://youtu.be/3huY2AiSH9c

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

SEM CHÃO
Dia 28 sexta 20h30 | Dia 01 terça 17h
No Other Land, Noruega/Território Ocupado da Palestina, 2024, 92´, 12 anos, DCP
De Yuval Abraham, Basel Adra, Hamdan Ballal, Rachel Szor

Durante meia década, um ativista palestino filma sua comunidade sendo destruída pela ocupação de Israel. No processo, acaba construindo uma improvável aliança com um jornalista israelense que quer se juntar à sua luta. Filme vencedor de Melhor Documentário no Oscar 2025.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=FcEOr7CrcQw

TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO
Dia 31 segunda 14h
Soundtrack to a coup d´Etat, Bélgica/França/Países Baixos, 2024, 150’, 14 anos, DCP
De Johan Grimonprez

Jazz e descolonização estão entrelaçados nesta montanha-russa histórica, que reescreve o episódio da Guerra Fria que levou os músicos Abbey Lincoln e Max Roach a invadirem o Conselho de Segurança da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba — político que liderou a independência da República Democrática do Congo. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

Trailer: https://youtu.be/Aib5z2elhGY

UM COMPLETO DESCONHECIDO
Dia 30 domingo 19h20
A complete unknown, EUA, 2024, 140´, 14 anos, DCP
De James Mangold
Com Timothée Chalamet, Edward Norton, Elle Fanning, Monica Barbaro, Boyd Holbrook

Ambientado no vibrante cenário musical nova-iorquino do início dos anos 60, em meio a uma agitação cultural, um enigmático jovem de 19 anos de Minnesota chega ao West Village com seu violão e um talento revolucionário, destinado a mudar o curso da música americana. Enquanto estabelece seus relacionamentos mais íntimos durante sua ascensão à fama, ele fica insatisfeito com o movimento folk e, recusando-se a ser limitado, toma uma decisão controversa que repercute culturalmente em todo o mundo. Timothée Chalamet protagoniza Um Completo Desconhecido, de James Mangold, cantando as músicas de Bob Dylan na emocionante história real por trás da ascensão de um dos cantores e compositores mais icônicos da história. Filme com 8 indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Diretor, Ator, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Som e Figurino.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Ttf3qmxGOhE


Ingressos
Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00
Estudantes e professores da rede básica de ensino; estudantes e servidores da UFF (professores e técnico-administrativos, ativos e aposentados) – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

Detalhes

Início:
27/03-14:00
Final:
02/04-20:00
Categoria de Evento:

Local

Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí
Niterói, Rio de Janeirio 24220-900 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(21) 2629-5576
Ver site do Local
Skip to content