Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Cine Arte UFF - 06 a 12 de junho

De 06/06/2024 a 12/06/2024

 

Nas últimas semanas acompanhamos atônitos as catástrofes ambientais em boa parte do Rio Grande do Sul, fruto das alterações climáticas, irresponsabilidades governamentais, desinformação e o negacionismo, esse talvez um dos nossos maiores males atuais. Não é a primeira e, infelizmente, não será a última. É papel da Universidade Pública discutir essas questões, propor ações e soluções. Em parceria com o Cine Arte UFF, a 13ª edição da Mostra Ecofalante traz a Niterói 17 filmes entre longas e médias metragens, de diferentes nacionalidades, que fazem um excelente panorama da produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, com obras de destaques recentes do circuito internacional, produções brasileiras, títulos clássicos, debates e encontros. Serão duas sessões diárias, com entrada franca. A programação segue com mais oportunidades para os brasileiros A PAIXÃO SEGUNDO G.H., A HORA DA ESTRELA, VERÍSSIMO, A METADE DE NÓS e AUMENTA QUE É ROCK´N ROLL e os sucessos da A24, LOVE LIES BLEEDING - O AMOR SANGRA e GUERRA CIVIL.

13ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA - RIO 2024

Entrada Franca. Retirada de ingressos na bilheteria 1h antes de cada sessão.

Dia 06 quinta - 18h

O POVO DA BALEIA
EUA, 2023, 83’
De Peter Chelkowski, Jim Wickens

A caça de baleias é uma questão vital para o povo indígena da pequena Ilha de São Lourenço, no Mar de Bering. Portanto, quando Chris Agra Apassingok se tornou a pessoa mais jovem a arpar uma baleia para a sua aldeia no Alasca, sua mãe orgulhosamente compartilhou a notícia no Facebook. Para sua surpresa, milhares de ativistas digitais atacaram Chris sem compreender totalmente o alcance do feito dele. O documentário acompanha a luta dos Apassingok para reconstruir sua identidade destroçada e encontrar um novo ponto de apoio tanto na tradição quanto na modernidade.

Trailer: https://youtu.be/mVgurMbITH4

Dia 06 quinta - 20h

O FOGO INTERIOR: UM RÉQUIEM PARA KATIA E MAURICE KRAFFT
França/Reino Unido/Suíça/EUA, 2022, 90’
De Werner Herzog

Em 1991, o Monte Unzen, no Japão, entra em erupção, matando os vulcanólogos franceses Katia e Maurice Krafft. No dia anterior, Maurice disse: "Nunca tenho medo, porque já vi tantas erupções que, mesmo que morra amanhã, não me importo." Escrito, realizado e narrado pelo lendário cineasta Werner Herzog, o documentário presta homenagem aos Kraffts, que deixaram filmagens únicas de vulcões em sua beleza espetacular.

Trailer: https://youtu.be/l3-yCApVBcE

Dia 07 sexta - 18h

A FLORESTA QUE VOCÊ NÃO VÊ - NARRATIVAS DO MÉDIO XINGU
Brasil, 2023, 27’
De Andy Costa

O documentário “A floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu” enlaça as histórias de luta e resistência de pessoas que enfrentam desafios para gerar renda e manter a floresta amazônica em pé. Essas pessoas se sentem parte da floresta. Vivem na região do Médio Xingu, importante área da Amazônia brasileira que enfrenta grande pressão de desmatamento em função do garimpo, da extração de madeira, da pecuária e da monocultura. Defendem modos de vida que, adaptados às novas realidades, abrigam saberes e conhecimentos preciosos para o cuidado com a floresta, aliado ao desenvolvimento da bioeconomia.

PARCEIROS DA FLORESTA
Brasil, 2022, 48’
De Fred Rahal Mauro

Parceiros da Floresta é um filme-manifesto de uma nova visão de economia florestal sustentável e inclusiva como estratégia para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O documentário evidencia o potencial econômico da floresta em pé a partir de casos de sucesso no cinturão tropical do mundo, promovendo uma visão de desenvolvimento econômico e social centrado na biodiversidade.

Trailer: https://youtu.be/_oth_ruGtFs

Dia 07 sexta - 20h

A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
Suécia, 2023, 94’
De Roxy Farhat, Göran Hugo Olsson

O filme propõe uma adaptação visual e humorística do clássico ensaio de Guy Debord, A Sociedade do Espetáculo (1967). Hoje, o ato de consumir o que não precisamos vai além de uma atividade recreativa sem sentido; tornou-se uma nova ordem espiritual mundial, inflexível até mesmo diante da crise climática que ameaça nossa futura existência. Criado a partir de imagens contemporâneas, found footage e cenas originais, o documentário examina como a circulação de imagens cria vontades e muda a forma como nos vemos e interagimos uns com os outros.

Trailer: https://youtu.be/2pROBk2C-2s

Dia 08 sábado - 18h

SOLO COMUM
EUA/México, 2023, 105’
De Josh and Rebecca Tickell

Mesclando exposição jornalística com histórias pessoais daqueles que estão na linha de frente do movimento alimentar sustentável, o documentário revela uma teia obscura de dinheiro, poder e política por trás do nosso falido sistema alimentar. O filme também mostra um movimento esperançoso de agricultores brancos, negros e indígenas que utilizam modelos alternativos de agricultura “regenerativa” que poderiam equilibrar o clima, salvar a nossa saúde e estabilizar a economia dos EUA — antes que seja tarde demais.

Trailer: https://youtu.be/3ae2yKWvAo8

Dia 08 sábado - 20h

TIKTOK, BOOM
EUA, 2021, 87’
De Shalini Kantayya

Dissecando uma das plataformas de mídias sociais mais influentes do cenário contemporâneo, o documentário examina os aspectos algorítmico, sociopolítico e econômico, as influências culturais e o impacto do aplicativo. Embora o filme compartilhe um interesse genuíno na comunidade TikTok e em sua mecânica inovadora, traz também um saudável ceticismo em torno das questões de segurança, dos desafios políticos globais e dos preconceitos raciais por trás da rede.

Trailer: https://youtu.be/ydXfaHZNgFY

Dia 09 domingo - 18h

TESOUROS DO LIXO
Senegal/França, 1989, 60’
De Samba Félix Ndiaye

Em África, os pequenos métiers constituem uma resistência contra a invasão de bens de consumo. Trésors des Poubelles detalha as etapas de fabricação de objetos artesanais a partir de materiais reciclados: uma celebração do gênio de Dakar.

Dia 09 domingo - 19h30

PLASTIC FANTASTIC
Alemanha, 2023, 100’
De Isa Willinger

Plásticos estão por toda parte. Existem 500 vezes mais partículas de plástico nos oceanos do que estrelas em nossa galáxia. Encontra-se plástico não só nos oceanos, como também em rios, no ar, no solo e dentro de nós. Embora a crise se aprofunde e a reciclagem não dê conta do problema, a indústria do plástico continua a aumentar sua produção. Querem continuar como no passado? O documentário acompanha representantes dessa indústria e cientistas e ativistas para descobrir qual futuro essa crise nos reserva.

Trailer: https://youtu.be/wlSMlPsiep0

Dia 10 segunda - 18h

O CHEIRO DO DINHEIRO
EUA, 2022, 84’
De Shawn Bannon

Quando uma fazenda de suínos se muda para as terras que seu avô comprou depois de reivindicar sua liberdade da escravidão, Elsie Herring decide revidar. À medida que a sua comunidade rural se torna o epicentro da explosão da indústria suína nos EUA, a batalha de Elsie para salvar a casa e o patrimônio de sua família se transforma numa guerra contra uma das empresas mais poderosas do mundo e sua poluição devastadora.

Trailer: https://youtu.be/YIeQQKuOIjQ

Dia 10 segunda - 20h

ESTADO LIMITE
França, 2023, 93’
De Nicolas Peduzzi

Jamal Abdel Kader é o único psiquiatra do Hospital Beaujon, instalação de 400 leitos nos subúrbios de Paris. Dedicado aos seus pacientes, ele faz o possível para aliviar suas dores, ouvir suas palavras e os proteger de seus próprios demônios. No entanto, o serviço público de saúde vai mal – não há tempo suficiente e os cuidadores estão desmoronando. Ainda assim, Jamal e seus colegas continuam a se esforçar para cumprir a sua missão: curar almas e corpos.

Trailer: https://youtu.be/FWdgAysHADM

Dia 11 terça - 18h

ESCUTE: A TERRA FOI RASGADA
Brasil, 2023, 88’
De Cassandra Mello, Fred Rahal Mauro

A partir do universo de três povos indígenas pressionados pela destruição causada pelo garimpo, o filme propõe uma aproximação do pensamento dos Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó), na formação de uma aliança histórica em defesa dos territórios. É, portanto, uma narrativa sobre resistência e resiliência, na figura de uma união inédita que firma a manutenção de seus territórios físicos e subjetivos. Para além da destruição causada pelo garimpo, este é um filme sobre a impossibilidade de separação entre a existência indígena e o seu território.

Trailer: https://youtu.be/oMdjBsj_YXs

Dia 11 terça - 20h

RIONEGRINAS
Brasil, 2023, 39’
De Fernanda Ligabue, Juliana Radler
Com colaboração de Dadá Baniwa, Carla Dias, Dulce Morais, Ana Amélia Hamdan

Cuidadoras da memória e do futuro, mulheres indígenas do rio Negro contam sua história em filme e narram sobre a criação do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN-FOIRN), que completou 20 anos.

Trailer: https://youtu.be/_8XHC45p5uw

VIDA SOBRE AS ÁGUAS
Brasil, 2024, 31’
De Danielle Khoury Gregorio, Márcio Isensee e Sá

"Vida sobre as Águas" é um documentário que celebra a arquitetura única das comunidades ribeirinhas da Amazônia. Das casas sobre palafitas às moradias flutuantes, o filme destaca as adaptações engenhosas para lidar com as paisagens inundadas desafiadoras e sempre em transformação das planícies fluviais amazônicas brasileiras. Através de narrativas íntimas de moradores e construtores locais, o documentário revela as técnicas de construção coletiva que materializam uma arquitetura territorialmente integrada, construída em harmonia com o ambiente da Bacia Amazônica e profundamente enraizada no rico patrimônio da região.

Trailer: https://youtu.be/cmiWBunCHDQ

Dia 12 quarta - 18h

MENSAGEIRAS DA AMAZÔNIA: JOVENS MUNDURUKU USAM DRONE E CELULAR PARA RESISTIR ÀS INVASÕES
Brasil, 2022, 17’
De Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi, Joana Moncau

Na Terra Indígena Sawré Muybu, no sudoeste do Pará, três mulheres munduruku integram o Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi, que divulga as denúncias dos indígenas para além das margens do rio Tapajós. Acompanhe essas jovens durante a produção de um documentário sobre as ações de seu povo para proteger a Amazônia e defender o território de invasores, sobretudo de madeireiros e garimpeiros. Expulsar os invasores sempre foi arriscado, mas em tempos de governo Bolsonaro é ainda mais.

Trailer: https://youtu.be/rHF769DOdiE

MULHERES NA CONSERVAÇÃO
Brasil, 2023, 46’
De Paulina Chamorro, João Marcos Rosa

Mulheres na Conservação lança um olhar delicado e sensível sobre a vida e o trabalho de sete heroínas da luta ambiental. O documentário faz um recorte desse universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre Conservação e Meio Ambiente no Brasil.

Trailer: https://youtu.be/hr1984HVKdE

Dia 12 quarta - 20h

OS CAÇADORES DE BARRAGENS

EUA/Países Baixos, 2022, 71’

De Francisco Campos-Lopez Benyunes

Os rios fornecem serviços ecossistêmicos vitais para pessoas, animais e plantas. São as veias do nosso planeta e devem ser preservadas. No entanto, as barragens e outros tipos de barreiras perturbam o funcionamento natural dos rios, causando um declínio severo nas populações de peixes e outras espécies únicas de água doce. Este documentário viaja para cinco países europeus para saber por que as barragens estão sendo removidas e quem são os heróis dos rios por trás disso.

Trailer: https://youtu.be/bkvT_TK2DgU


AUMENTA QUE É ROCK ’N’ ROLL
Dia 08 sábado 15h50 | Dia 12 quarta 14h
Brasil, 2024, 112’, 16 anos
De Thomas Portella
Com Johnny Massaro, Marina Provenzzano, George Sauma, Orã Figueiredo, Bella Camero

No fervilhante ano de 1982, quando o Brasil respirava os ares de redemocratização, Luiz Antonio, um jornalista insatisfeito com a caretice das rádios, e seu amigo Samuca apostam tudo em um sonho. Eles desafiam todos os padrões e criam a Fluminense FM, que entrou para a história como “A Maldita”, a primeira estação inteiramente dedicada ao rock. Através de estratégias inovadoras, como locução exclusivamente feminina e uma programação autêntica e democrática, a primeira rádio brasileira dedicada ao rock lança gigantes como Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho, entre outros. A história acompanha o grupo de amigos que levantou a rádio, movida pela paixão e pelo desejo de transformar o mundo. O filme revela também os bastidores do icônico Rock in Rio de 1985, onde o destino de Luiz Antônio e de sua amada Alice é selado ao som triunfante de Cazuza, à frente do Barão Vermelho.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/RUh73O-I8Ik

GUERRA CIVIL
Dia 09 domingo 15h40 | Dia 11 terça 16h 
Civil War, EUA/Reino Unido, 2024, 109’, 18 anos
De Alex Garland
Com Cailee Spaeny, Kirsten Dunst, Wagner Moura

Em um futuro próximo, uma equipe de jornalistas viaja pelos Estados Unidos durante uma guerra civil que se intensifica rapidamente e envolve toda a nação.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://youtu.be/WEmIRA4JQfo

A HORA DA ESTRELA
Dia 08 sábado 14h 
Brasil, 1985, 96’, 12 anos
De Suzana Amaral
Com Marcélia Cartaxo, Fernanda Montenegro, José Dumont, Marcus Vinicius 

Macabéa é uma mulher nordestina que mal tem consciência de existir. Depois de perder uma velha tia, seu único elo com o mundo, ela viaja para o Rio de Janeiro, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro luminoso, diferente do que a espera. O filme, uma adaptação do livro de Clarice Lispector, está sendo relançado em cópia restaurada. Ele foi premiado em diversos festivais e está na lista da Abraccine como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Marcélia Cartaxo foi premiada com o Urso de Prata do Festival de Berlim pela performance. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/jCVVei38HZs

LOVE LIES BLEEDING - O AMOR SANGRA
Dia 10 segunda 16h | Dia 11 terça 14h
Love lies bleeding, EUA/Reino Unido, 2024, 104’, 14 anos
De Rose Glass
Com Kristen Stewart, Katy O’Brian, Ed Harris, Anna Baryshnikov, Dave Franco, Jena Malone

Uma eletrizante história de amor entre a tímida Lou, gerente de academia, e Jackie, uma ambiciosa fisiculturista. Até que um ato de fúria impensado as colocará em uma rota fulminante de sangue e vingança.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/nyX8D95EW00

A METADE DE NÓS
Dia 12 quarta 16h10
Brasil, 2023, 89’, 14 anos
De Flavio Botelho
Com Cacá Amaral, Denise Weinberg, Kelner Macêdo, Clarice Niskier

Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do único filho, Felipe. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, cada um a seu modo vivencia experiências radicais. Carlos se muda para o antigo apartamento de Felipe, alienando-se na vida do filho morto. Já Francisca, assombrada pela culpa, dedica-se a desvendar o enigma do suicídio. Vencedor do prêmio do público na 47ª Mostra de Cinema de São Paulo e prêmio de melhor ator para Cacá Carvalho no Festival Internacional de Cine de Punta del Este.

Trailer: https://youtu.be/fRee-QLekU0

A PAIXÃO SEGUNDO G.H.
Dia 06 quinta 15h30
Brasil, 2023, 127’, 12 anos
De Luiz Fernando Carvalho
Com Maria Fernanda Cândido, Samira Nancassa

Depois de demitir sua empregada, G.H. precisa arrumar o quarto de serviço. Enquanto limpa, ela reflete sobre sua vida e a possibilidade de ter perdido sua essência. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/f5EGnSx8Z9Q

VERISSIMO
Dia 10 segunda 14h10
Brasil, 2024, 88 ’, Livre
De Ângelo Defanti

Um documentário observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlayTrailer: https://youtu.be/fWUQfOOjMHI


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

leg livre

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema

Sem notícias no momento

“Homenagem a Carlos Eduardo Prates”

Hoje a Orquestra Sinfônica Nacional UFF presta homenagem a um músico que tem sua história intimamente ligada aos processos de fomento da música sinfônica no Brasil, dos quais parte dela em colaboração com a OSN UFF. Através das obras de três grandes compositores da história da música, neste concerto homenageamos o maestro Carlos Eduardo Prates, que no último dia 9 de setembro comemoraria 90 anos de nascimento.

Prates foi regente titular da OSN UFF de 1988 a 1991, realizando inúmeros projetos, concertos e gravações. Este programa demonstra as conexões com o maestro Prates através da dimensão e da representatividade que há em cada uma das obras a serem apresentadas. 

Dentre inúmeros aspectos artísticos, didáticos e de fomento artístico musical, Prates se dedicou firmemente à tradução de óperas e oratórios para a língua portuguesa. É o caso da ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). Tanto pela sua profundidade musical, quanto pelo seu conteúdo simbólico e dramático, é sem dúvida uma das obras mais celebradas do compositor. Teve sua estreia em Viena em setembro de 1791, pouco antes de sua morte. Traduzida por Prates, em parceria com a jornalista e esposa Haydeé Rocha Cintra, a Orquestra inicia o concerto interpretando sua “Abertura”. 

A segunda obra do programa, “Abertura Festiva”, do brasileiro Mozart Camargo Guarnieri (1907 -1993), foi dedicada ao amigo Carlos Prates e gravada por ele junto à OSN UFF em long-play de 1989. Sobre a obra Guarnieri escreve na capa da partitura: “A obra “Abertura Festiva” foi escrita por encomenda da Orquestra Filarmônica de São Paulo, para ser executada no concerto inaugural de gala da temporada 1971. (…). Nela o compositor utiliza as conquistas da arte musical, naturalmente, preferindo as que mais se adequam com a sua sensibilidade (…).”.

As composições do alemão Robert Schumann (1810 – 1856) sempre estiveram nos programas dirigidos por Prates, seja em suas colaborações com as principais orquestras no cenário internacional, programas de rádio, projetos de formação de plateias ou em seus trabalhos com jovens músicos no Brasil. Assim, com a grandiosa Sinfonia Nº 3, op. 97 de Schumann, a Orquestra apresenta a última obra do programa. Composta em 1850, é um ponto crucial na carreira de Schumann. Dividida em cinco movimentos, onde o 4º e o 5º são executados sem interrupção, é a combinação de uma profusão de detalhes numa grandeza única, com gradual transição entre a perplexidade e o entendimento contemplativo. Inspirado pelos ideais filosóficos de Goethe, a Sinfonia busca uma concepção voltada para a tradução de sentimentos, tendo a catedral de Colônia, na Alemanha, como figura motivacional. O subtítulo “Rheinische” ou Região do Reno, não foi dado por Schumann, mas pelo editor da partitura, com a finalidade de associar a sinfonia à rica herança cultural e à exuberância da localidade.

“Minha grande missão como músico é reger e fazer a grande música, aquela que é a verdadeira fonte de emoção e beleza para os outros seres humanos” (Carlos Prates)

Deivison Branco
Membro da Comissão Artística da OSN UFF 2023/24

Programa

– Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) – A Flauta Mágica, K. 620: Abertura (1791) 7’

– Mozart Camargo Guarnieri (1907 -1993) – Abertura Festiva (1971) 7’

(Dedicada ao Maestro Carlos Eduardo Prates)

– Robert Schumann (1810 – 1856) – Sinfonia Nº3, “Rheinische”, op. 97 em Mi bemol Maior (1850) 38’

I. Lebhaft  

II. Scherzo. Sehr mässig 

III. Nicht Schnell 

IV. Feierlich 

V. Lebhaft 


15 de setembro de 2024
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

O musical fez várias temporadas bem-sucedidas na cidade Rio: nos Teatros Gláucio Gill (Copacabana) e Cândido Mendes (Ipanema) em 2014, no Teatro Sesc Ginástico (centro) em 2015, e na Cidade das Artes (Barra) em 2016, além de ter percorrido as arenas culturais da cidade do Rio, e várias cidades do estado do Rio. Em 2017 fez curta temporada no Espaço Furnas Cultural, em outubro, com lotação esgotada em todas as sessões. Em 2018 apresentou-se na Caixa Cultural Curitiba. Em 2019 fez duas sessões especiais no teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, e em 2022 fez temporadas no Espaço Tápias (Barra da Tijuca) e no teatro Laura Alvim (Ipanema). A equipe responsável por esta empreitada já acumula, há mais de 15 anos realizações de peso no teatro infanto-juvenil carioca.

FICHA TÉCNICA

Texto: Ana Maria Machado
Direção e adaptação: Joana Lebreiro
Elenco: Viviana Rocha / Raquel Penner / Laura Becker / João Lucas Romero / Diego de Abreu
Músicas: Marcelo Rezende e Joana Lebreiro
Direção musical e Preparação Vocal: Marcelo Rezende
Direção de Movimento: Nathalia Mello
Cenário: Carlos Alberto Nunes
Figurino: Mauro Leite
Iluminação: Aurélio de Simoni
Programação Visual: Miguel Carvalho
Assistente de produção: Mayara Voltolini
Operação de luz: Rodrigo Bispo
Produção: Alexandre Mofati e Maria Alice Silvério
Direção de Produção e idealização do projeto de circulação: Alexandre Mofati
Realização: Ofício Produções Ltda / Projeto “Circulação Estadual – NOSSA VOZ!”


14 a 22 de setembro de 2024
Sábado e Domingo | 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  Livre

Semana que antecede o aniversário do Cine Arte UFF com muitas novidades. Lançamento de STOP MAKING SENSE, considerado o melhor filme-concerto de todos os tempos, celebrando os 40 anos da obra. A direção elogiadíssima é de Jonathan Demme (de O Silêncio dos Inocentes) que captura a energia e originalidade da banda Talking Heads. A qualidade da cópia e do filme merece ser vista e ouvida na projeção 4K e Dolby 7.1 do Cine Arte UFF. Lançamento também de OTHELO, O GRANDE, documentário que resgata um dos mais brilhantes atores do século XX. Sua genialidade deixou um legado inestimável para a cultura brasileira. O Grande Othelo volta ao hoje Cine Arte UFF, lugar que já foi seu palco em vida muitas vezes, quando o pomposo Cassino Icarahy tinha a honra de receber seus shows no passado. Chega também ao nosso cinema O MAL NÃO EXISTE, do aclamado diretor japonês Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza em 2023. Seguimos com mais oportunidades para os ótimos FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE, de Susanna Lira e MAIS PESADO É O CÉU, de Petrus Cariry, e as últimas oportunidades para RAPTO. Também entram nessa semana as duas últimas sessões e o encerramento do FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. Na SESSÃO CÁPSULA DO TEMPO, fechamos o primeiro ciclo com DE OLHOS BEM FECHADOS, último filme de Stanley Kubrick, que faz 25 anos em 2024. Uma belíssima Nicole Kidman, numa elogiada atuação provocativa, e que está sendo bastante relembrada na ousadia pela passagem do filme Babygirl essa semana no Festival de Veneza. E para encerrar, quarta-feira, véspera dos 56 anos do Cine Arte UFF, damos início a MOSTRA CINEMA É CACHOEIRA, que contará com cinco filmes dirigidos por Glenda Nicácio e Ary Rosa, um recorte do belo cinema contemporâneo realizado na região do Recôncavo Baiano. Quarta-feira exibimos ILHA, com a presença da diretora Glenda Nicácio. Vem pro cinema celebrar nossos 56 anos de existência! (LC)

OTHELO, O GRANDE –  LANÇAMENTO
Dia 05 quinta 15h10 | Dia 08 domingo 16h40
Brasil, 2024, 83´, 12 anos, DCP
De Lucas H. Rossi dos Santos

Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira. O documentário levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial, na Mostra Competitiva da Première Brasil e participou do 13th Annual BlackStar Film Festival em agosto nos EUA.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: Othelo, O Grande – Trailer Oficial

STOP MAKING SENSE – LANÇAMENTO
Dia 08 domingo 20h10 | Dia 09 segunda 20h10 | Dia 10 terça 14h40 | Dia 11 quarta 16h50
Stop Making Sense, EUA, 1984, 88´, 12 anos, DCP
De Jonathan Demme

O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como “Psycho Killer”, “Take Me to the River” e “Once in a Lifetime”. Vencedor de Melhor Documentário na National Society of Film Critics (1985), Stop Making Sense foi lançado pela primeira vez em 1984 e é considerado pelos críticos até hoje como o melhor filme-concerto de todos os tempos.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad

Trailer: STOP MAKING SENSE | Trailer Oficial 

O MAL NÃO EXISTE
Dia 06 sexta 14h50 | Dia 08 domingo 14h30 | Dia 10 terça 16h50
Aku wa sonzai shinai, Japão, 2023, 106´, 14 anos, DCP
De Ryusuke Hamaguchi
Com Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka, Ayaka Shibutani, Hazuki Kikuchi, Hiroyuki Miura

Takumi e sua filha Hana moram na vila de Mizubiki, perto de Tóquio. Um dia, os habitantes da aldeia tomam conhecimento de um plano para construir um retiro perto da casa de Takumi, oferecendo aos moradores da cidade uma fuga confortável para a natureza. Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.

Trailer: O Mal Não Existe | Trailer Oficial [HD] | Imovision


Sessão CÁPSULA DO TEMPO
Dia 07 sábado 19h | Dia 10 terça 19h
DE OLHOS BEM FECHADOS
Sessão Cápsula do Tempo – Promoção – R$ 5,00 para todos 
Eyes Wide Shut, Reino Unido/EUA, 1999, 160’, 18 anos, DCP
De Stanley Kubrick

Com Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack

O doutor Bill Hartford leva sua esposa, Alice, para uma festa de Natal no apartamento de um de seus pacientes. Durante uma discussão sobre fidelidade, Alice confessa uma fantasia sexual envolvendo outro homem. Abalado com a revelação, Bill começa a vagar pelas ruas de Nova York numa noite de eventos inesperados nos quais o sexo e o perigo andam bem próximos. O último filme de Stanley Kubrick é uma livre adaptação da novela Breve Romance de Sonho, escrita por Arthur Schnitzler em 1926.


Mostra CINEMA É CACHOEIRA – Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio – R$ 5,00 para todos

ILHA
Dia 11 quarta 19h – Sessão seguida de debate com a diretora Glenda Nicácio e convidados
Brasil, 2018, 98’, 16 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Aldri Anunciação, Arlete Dias, Sergio Laurentino, Renan Mota, Valdinéia Soriano

Emerson é um jovem da periferia que quer fazer um filme sobre sua história na Ilha, um lugar onde quem nasce não consegue sair. Para realizar seu plano ele sequestra o cineasta Henrique e juntos os dois reencenam sua vida, com algumas licenças poéticas. Porém, no jogo de fazer cinema não há limites.  A produção conquistou os prêmios de ator (Aldri Anunciação) e roteiro (Ary Rosa) no Festival de Brasília 2018.​

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=MWKTTpgzBsA


FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE 
Dia 08 domingo 18h20 | Dia 09 segunda 16h20 | Dia 11 quarta 15h
Brasil, 2024, 87’, 12 anos
De Susanna Lira

De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.

Trailer: https://youtu.be/sNNuu8T0RIg

MAIS PESADO É O CÉU
Dia 07 sábado 17h | Dia 09 segunda 18h10
Brasil, 2024, 98’, 16 anos
De Petrus Cariry
Com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque

Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/FaD-aLKeG1M

RAPTO
Dia 07 sábado 15h | Dia 09 segunda 14h20
Le ravissement, França, 2024, 97’, 14 anos
De Iris Kaltenbäck
Com Hafsia Herzi, Alexis Manenti, Nina Meurisse

Lydia, uma parteira dedicada, está no meio do término de um relacionamento. Ao mesmo tempo, sua melhor amiga avisa que está grávida e pede que Lydia acompanhe a gestação. Ela se apaixona por Milos, um caso de uma noite e, enquanto carrega o bebê de sua amiga nos braços, Lydia embarca em uma jornada traiçoeira que pode custar tudo que ainda lhe resta.

Trailer: https://youtu.be/sfKgzHg5Mk8

_______________________________________________________________________________________

22º FBCU – FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO – ENTRADA FRANCA

Dia 5 quinta 17h: MOSTRA PANORAMA NACIONAL IV

DEUS NÃO DEIXA
20’, Livre, 2023
De Marçal Vianna

Miguel deixou de se apresentar como Mika Sapequinha: cortou os cabelos, largou as saias e criou uma nova versão para si. Frequentador da Igreja Evangélica enfrenta uma jornada de autoconhecimento.

COMO É SER NEGRO NO BRASIL?
19’, 12 anos, 2022
De Lucas Peçanha e Gyovanna Nascimento

Cinco moradores negros da Zona Norte do Rio de Janeiro, de diferentes gerações, denunciam casos de racismo que sofreram ao longo da vida, mostrando como resistiram e se empoderaram.

IMPERCEPTÍVEL
11’, Livre, 2023
De Yuri Lima

No dia da apresentação do seu TCC, Eliana, estudante de jornalismo, enfrenta desafios que vão determinar não só o seu futuro profissional, mas também o rumo de toda a sua vida.

CARTA ABERTA À MINHA SAUDADE
3’, Livre, 2023
De Sophia Leite Lima e Gabriela Esteves

Uma poesia narrada que retrata a saudade de maneira subjetiva. Sobre a rapidez que o tempo passa, e de como crescemos, vivemos e sentimos saudades de uma pessoa, de um lugar ou de um momento vivido outrora.

FLUXO – O FILME
14’, 12 anos, 2023
De Filipe Barbosa

Fábio, jovem negro da Cidade Tiradentes, se reconecta com seu passado e enfrenta desafios internos no caminho para um baile funk com amigos. O filme investiga as experiências de jovens que vivem no extremo leste da cidade de São Paulo, considerada um dos principais pilares do funk na cidade.

Dia 5 quinta 19h: MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL V

AS PLACAS SÃO INVISÍVEIS
24’, Livre, 2024
De Gabrielle Ferreira

“As placas são invisíveis” revela a Universidade de São Paulo a partir da visão de 5 estudantes negras, em 2015, um momento de ebulição da luta pró- cotas, dentro de uma das instituições mais elitizadas do país.

BUSCO-ME
19’, Livre, 2023
De Maria Camila Ortiz, Suelen Rodrigues, Felipe Chiaretti e Santiago Mendez

Luisa Boaventura, uma mulher que está começando a esquecer, perdendo-se, por vezes, no labirinto das suas lembranças. No terminal de ônibus, ela escreve textos na tentativa de salvaguardar as suas memórias, especialmente aquelas que envolvem o grande amor de sua juventude.

CÂMERA NUA
10’, 12 anos, 2023
De Guilherme Maia

Uma câmera viaja até Santo Amaro, cidade no interior da Bahia.

CONCHA DE ÁGUA DOCE
11’, Livre, 2022
De Lau Azevedo e João Pires

Após anos vivendo na capital, Ariel retorna à sua cidade natal no litoral com uma nova identidade de gênero, tendo que lidar com todos os sentimentos que ficaram internalizados durante essa ausência ao mesmo tempo em que reencontra sua irmã mais nova, Ana.

Dia 6 sexta 17h: MASTERCLASS COM BETE BULLARA Homenageada do 22º FBCU

O CINEMA NA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO DE CINEMA

Como explorar o cinema para enriquecer o aprendizado e transformar a maneira como a educação é percebida e praticada? Ministrada por Bete Bullara, a masterclass mergulha no universo do cinema como ferramenta educativa e na formação de uma nova geração de cineastas. Além de influenciar a formação cultural e social, o cinema pode fomentar a criatividade e desenvolver habilidades críticas nos estudantes.

Dia 6 sexta 19h: ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO

Com coquetel de encerramento ao final da premiação.


Ingressos
Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00 
Servidores da UFF, estudantes da rede pública e professores do ensino básico da rede pública  – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

No palco do Teatro da UFF, em Niterói, dia 19 de outubro (sábado), reestreia A História de Kafka e a Boneca Viajante, espetáculo infantil dirigido pelo premiado ator e diretor Isaac Bernat. Em cartaz até 27 de outubro, a montagem narra o inspirador episódio que teria ocorrido entre um dos maiores escritores do século XX,  Franz Kafka (1883-1924), e a menina Elsi, no parque de Steglitz, em Berlim (Alemanha). 

Na trama, ao encontrar a jovem Elsi aos prantos por ter perdido sua boneca Brígida, o escritor se apresenta como um “carteiro de bonecas” e convence a menina de que, na verdade, ela estaria apenas viajando. Ele passa a escrever belas cartas em nome de Brígida contando suas aventuras. Durante semanas, marca uma série de encontros com a garota para ler as cartas. A história é uma linda alegoria sobre o crescimento infantil e a superação de perdas, além de ressaltar sentimentos como amor, amizade e confiança.

O que me encanta é que a peça fala de cuidado, como cuidar de alguém que sofre uma perda. Um grande escritor tão envolvido em terminar um livro, como Kafka, parar e prestar atenção em uma criança que estava chorando e criar toda uma dramaturgia (as cartas) para esta criança superar uma perda e poder crescer, isso me encantou muito. Tanto ela quanto Kafka têm uma troca que ajuda ambos a superarem a perda. Ela, a da boneca, e ele, a proximidade com a morte – já que estava doente e no final de sua vida quando escreveu as cartas“, comenta o diretor Isaac Bernat.

No palco, a dupla de atores João Lucas Romero e Laura Becker vai mostrar toda sua versatilidade. Ele interpreta Kafka e ela dá vida a três personagens – Elsi (dona da boneca Brígida), sua mãe e uma vizinha de Kafka. Com humor e o domínio de cena característico de atores experientes, eles usam diversos recursos, como interações com a plateia, alternância entre o jogo dos personagens e o narrativo, além de cantar e tocar músicas inéditas, criadas especialmente para a peça pelo compositor e diretor musical Pedro Luis. Tudo isto permeado com muito humor e delicadeza.

A dramaturgia, assinada pela atriz e pesquisadora Julia Bernat, é baseada no livro “Kafka e a Boneca Viajante” (2006), escrito pelo catalão Jordi Sierra i Fabra. A obra, premiada diversas vezes, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura Infantil y Juvenil (Espanha), em 2007. O livro narra uma história não oficial. Não se sabe se o encontro entre a menina e o escritor de fato aconteceu porque Elsi  e as cartas nunca foram achadas. Independente disso, trata-se de uma história que vale a pena ser contada por ressaltar a sensibilidade de uma forma tão poética e criativa. As múltiplas camadas de significado fazem com que a peça seja indicada tanto para as crianças quanto para adultos.

Investimos no teatro infantil como um importante espaço de reflexão, formação de público e uma experiência que, por meio da arte, permite que crianças e suas famílias descubram e vivam novas perspectivas, realidades e emoções. Ao receber um espetáculo como ‘A História de Kafka e a Boneca Viajante’, esperamos proporcionar ao público do Futuros – Arte e Tecnologia uma história de imaginação, amizade, amadurecimento e empatia”, ressalta o gerente de cultura do instituto Oi Futuro, Victor D’Almeida. 


FICHA TÉCNICA

Autor: Jordi Sierra i Fabra 

Dramaturgia: Julia Bernat 

Direção: Isaac Bernat

Elenco: João Lucas Romero e  Laura Becker 

Direção Musical: Pedro Luís  

Assistente de direção: Paula Furtado

Preparação Vocal: Soraya Ravenle

Direção de movimento: Soraya Ravenle

Iluminação: Aurélio De Simoni 

Figurino: Margo Margot

Cenário: Doris Rollemberg

Direção de Produção: Aninha Barros

Produção executiva: Aninha Barros e Paula Furtado

Fotos: Dalton Valério 

Identidade Visual: Bianca Oliveira

Idealização: Isaac Bernat

Realização: Vaca Amarela educação e arte LTDA


19 e 27 de outubro de 2024
Sábado e Domingo | 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  Livre

Seguimos com agosto agitado. Lançamento de FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE, documentário dirigido por Susanna Lira sobre a roteirista, escritora e apresentadora niteroiense que sacudiu a TV brasileira com seus trabalhos e sua personalidade multifacetada. Engraçada, poética, desbocada, reflexiva, o filme propõe ao espectador uma viagem poética pelo pensamento da artista, por meio de trechos de programas de TV que apresentou, depoimentos que deu e imagens de sua vida pessoal. Chega a nossa sala o cearense MAIS PESADO É O CÉU, de Petrus Cariry, com Matheus Nachtergaele, o filme venceu quatro prêmios no Festival de Gramado do ano passado e foi  elogiadíssimo pela crítica em seu lançamento. Também chega RAPTO, produção francesa da diretora estreante Iris Kaltenbäck, com uma complexa trama sobre a maternidade. A trama feminina se soma às últimas oportunidades para o sucesso italiano AINDA TEMOS O AMANHÃ, que também trabalha as agruras e prazeres do ser mulher. E nesta semana também recebemos o FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO – FBCU, em sua 22ª edição. O Festival acontecerá de 31/08 a 06/09 no Cine Arte UFF, com uma programação diversa e gratuita, com filmes, sessões acessíveis, sessões para escola e duas masterclass. O FBCU foi o primeiro festival de cinema voltado para as produções estudantis e universitárias brasileiras e um rico espaço de encontro nacional dos estudantes de cinema. O Cine Arte UFF, desde o início, foi seu principal espaço de exibição. Ao longo desses anos, muitos talentos do cinema de hoje passaram pelo FBCU que hoje é reconhecido pela sua importância formativa e histórica. Confira a programação completa. Vem pro cinema! (LC)

FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE – LANÇAMENTO
Dia 29 quinta 20h20 | Dia 30 sexta 16h | Dia 31 sábado 15h* | Dia 01 domingo 15h – Sessão Cineném | Dia 02 segunda 15h | Dia 03 terça 15h
*Sessão com presença da diretora e convidados
Brasil, 2024, 87’, 12 anos
De Susanna Lira

De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.

Trailer: https://youtu.be/sNNuu8T0RIg

AINDA TEMOS O AMANHÃ
Dia 29 quinta 14h | Dia 30 sexta 17h40
C’è ancora domani, Itália, 2023, 118’, 14 anos, DCP
De Paola Cortellesi
Com Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Romana Maggiore Vergano

Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenômeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada – esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a comédia italiana a um neorrealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária. Realizado em preto e branco, “Ainda temos o amanhã” foi o filme que mais faturou com bilheteria na Itália em 2023, além de ter sido premiado com seis David di Donatello (o Oscar italiano), incluindo Melhor Atriz, Diretora Estreante e Roteiro Original.

Trailer: https://youtu.be/dSSNVrdk-ls

MAIS PESADO É O CÉU
Dia 29 quinta 16h20 | Dia 30 sexta 20h
Brasil, 2024, 98’, 16 anos
De Petrus Cariry
Com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque

Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

Trailer: https://youtu.be/FaD-aLKeG1M

RAPTO
Dia 29 quinta 18h20 | Dia 30 sexta 14h
Le ravissement, França, 2024, 97’, 14 anos
De Iris Kaltenbäck
Com Hafsia Herzi, Alexis Manenti, Nina Meurisse

Lydia, uma parteira dedicada, está no meio do término de um relacionamento. Ao mesmo tempo, sua melhor amiga avisa que está grávida e pede que Lydia acompanhe a gestação. Ela se apaixona por Milos, um caso de uma noite e, enquanto carrega o bebê de sua amiga nos braços, Lydia embarca em uma jornada traiçoeira que pode custar tudo que ainda lhe resta.

Trailer: https://youtu.be/sfKgzHg5Mk8

_______________________________________________________________________________________

22º FBCU – FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO – ENTRADA FRANCA
Dia 31 sábado 17h:

PARADISO MULTIPLICA APRESENTA: DO CURTA AO LONGA, DA PRODUÇÃO INDEPENDENTE À CO-PRODUÇÃO: CAMINHOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 

Quais os caminhos e estratégias para a produção de um filme? Este encontro com Bárbara Defanti oferece uma visão abrangente dos processos e desafios envolvidos na produção de curtas e longas-metragens. A partir de estudos de casos de projetos, a masterclass reúne dicas e estratégias para construir uma carreira ampla e diversificada, seja em produções independentes, seja em co-produções internacionais.

Dia 31 sábado 19h: 
Sessão de Abertura: Crias do FBCU – 15 Anos de Filmes de Plástico

Coquetel de abertura ao final da sessão

NOSSA MÃE ERA ATRIZ 
26’, 10 anos, 2023
De André Novais Oliveira e Renato Novaes

Maria José Novais Oliveira, uma senhora negra, moradora da periferia de Contagem, já nos seus 60 anos se tornou atriz de cinema, com uma carreira premiada no Brasil e internacionalmente. Este documentário rememora a imagem de uma mulher ímpar, que marcou o cinema brasileiro dos anos 2010.

FANTASMAS 
11’, 12 anos, 2010
De André Novais Oliveira

O fantasma da ex.

QUINTAL 
20’, 18 anos, 2015
De André Novais Oliveira

Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.

FILME DE SÁBADO
18’, Livre, 2009
De Gabriel Martins

Em uma manhã de sábado, André teve uma ideia…

Dia 1 domingo 17h: 
Sessão Curtas Acessíveis I
★ Acessibilidade > sessão com audiodescrição e legenda descritiva em tela

FLUXO – O FILME
14’, 12 anos, 2023
De Filipe Barbosa

Fábio, jovem negro da Cidade Tiradentes, se reconecta com seu passado e enfrenta desafios internos no caminho para um baile funk com amigos. O filme investiga as experiências de jovens que vivem no extremo leste da cidade de São Paulo, considerada um dos principais pilares do funk na cidade.

CONCHA DE ÁGUA DOCE 
11’, Livre, 2022
De Lau Azevedo e João Pires

Após anos vivendo na capital, Ariel retorna à sua cidade natal no litoral com uma nova identidade de gênero, tendo que lidar com todos os sentimentos que ficaram internalizados durante essa ausência ao mesmo tempo em que reencontra sua irmã mais nova, Ana.

A ÚLTIMA CEIA 
5’, Livre, 2023
De Luly

A Última Ceia se propõe a construir um tableau vivant da obra do da Vinci e contrapor a uma ideia pré-estabelecida historicamente e socialmente.

A SINFONIA DE BEETHOVEN
12’, Livre, 2022
De Rafael Oliveira

Após mudarem constantemente de casa, dois estudantes finalmente encontram a oportunidade de formarem uma família ao adotarem um cachorro de rua.

CIDA TEM DUAS SÍLABAS 
19’, Livre, 2023
De Giovanna Castellari

A costureira Cida, de 60 anos, precisa assinar um documento em seu trabalho, mas não sabe ler o que diz nele. Com a ajuda da professora de sua neta, Cida se aproxima da alfabetização, ao mesmo passo que começa a se questionar sobre coisas que acontecem em seu ambiente de trabalho.

Dia 1 domingo 18h: 
SESSÃO CURTAS ACESSÍVEIS II
★ Acessibilidade > sessão com audiodescrição e legenda descritiva em tela

MONALISA 
17’, Livre, 2024
De Tainá Lima

Entre memórias e fantasias, Marcos ,Maria e Monalisa encaram suas inseguranças, desejos e medos.

VESTIDO BRANCO 
20’, 12 anos, 2023
De Carmem Martins

Vestido branco é um docuficção experimental que, por entre imagens de arquivo de diferentes famílias, remonta a história de uma mulher, e que evoca tantas outras.

AVES COLORIDAS
12’, Livre, 2023
De Angelo Pignaton

Pai e filho saem de casa juntos, cedo pela manhã. O pai vai fotografar aves, enquanto seu filho filma a “passarinhada”.  

CÂMERA NUA 
10’, 12 anos, 2023
De Guilherme Maia

Uma câmera viaja até Santo Amaro, cidade no interior da Bahia. 

Dia 1 domingo 19h:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL I

A SINFONIA DE BEETHOVEN 
12’, Livre, 2022
De Rafael Oliveira

Após mudarem constantemente de casa, dois estudantes finalmente encontram a oportunidade de formarem uma família ao adotarem um cachorro de rua.

ERA 
8’, Livre, 2022
De Tainá Brasileiro

“ERA” é um curta-metragem musical que narra a jornada de Maria Jo pelo espaço sideral em busca do domínio da música. Esta obra mescla realismo e animação, explorando, através da musicalidade, as possibilidades fantásticas dos gêneros de animação e musical. A história incorpora referências aos icônicos musicais das décadas de 60 e 70, oferecendo uma evocativa viagem nostálgica ao tempo desejado pela protagonista.

A COR DO CINEMA 
14’, 14 anos, 2023
De Mica Lopes

Em um setor historicamente dominado por pessoas brancas, onde estão os profissionais negros do cinema? Através de relatos de vida e profissionais, podemos mergulhar na história de quatro produtores negros que trabalham na indústria cinematográfica de grande orçamento e entender a situação racial em que se encontra o cinema brasileiro. A Cor do Cinema é um testemunho emocionante da força transformadora das histórias que contamos e das pessoas extraordinárias que as tornam possíveis.

CIDA TEM DUAS SÍLABAS 
19’, Livre, 2023
De Giovanna Castellari

A costureira Cida, de 60 anos, precisa assinar um documento em seu trabalho, mas não sabe ler o que diz nele. Com a ajuda da professora de sua neta, Cida se aproxima da alfabetização, ao mesmo passo que começa a se questionar sobre coisas que acontecem em seu ambiente de trabalho. 

Dia 2 segunda 17h:
MOSTRA PANORAMA NACIONAL I

UFFILME: 15 ANOS DE PERSISTÊNCIA 
40’, 10 anos, 2024
De Lucas Peçanha

Depois de anos de hiatus por conta da pandemia, a mostra interna de cinema do curso de cinema mais reconhecido do Brasil volta a acontecer, na recém-estreada sala de cinema do novo campus da universidade.

CINEMA – CAMINHO 
3’, Livre, 2023
De Maria Andrade

Um grupo de amigos discute maneiras de ir ao cinema mais próximo de sua cidade.

SOLOS 
14’, Livre, 2023
De Pedro Vargas

Em um canteiro de obras da cidade de São Paulo, Leonardo, um jovem pedreiro, começa a escutar um estranho som que vem do solo da obra em que trabalha.

LINEA 604 
8’, Livre, 2023
De Maria De Biase

Em um vilarejo silencioso, dois estranhos se encontram por acaso, à espera do ônibus da linha 604. Apesar da dificuldade de se entender, eles adentram a madrugada juntos, tentando fugir do silêncio e da solidão.

ESTELAR 
4’, Livre, 2024
De Olavo Fernandes

Nesta animação que mescla ilustração em película 35mm, arte digital, desenho animado, colagem, computação gráfica e imagem gerada por inteligência artificial, um cometa anão cruza galáxias atrás de seu companheiro perdido até encontrar o limite de sua realidade.

Dia 2 segunda 19h:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL II

MADRUGADA 
19’, 10 anos, 2022
De Gianluca Cozza e Leonardo da Rosa

Durante a madrugada, um grupo de homens arriscam as suas vidas entrando em trens de carga em movimento para recuperar restos de soja e vendê-los. Nas noites de trabalho sem fim em que corpos desaparecem, engolidos pelas impressionantes paisagens industriais do porto do Rio Grande-RS, somos enredados pela crise econômica brasileira.

ROGER É UM MICRO-ONDAS 
7’, Livre, 2024
De Gabriel de Freitas Araújo

Roger é um micro-ondas é a história de dois irmãos que decidem resolver seus problemas financeiros de forma extrema: A realidade de Roger e Roni vira de cabeça para baixo quando, para economizar em eletrodomésticos, um dos irmãos toma a decisão arriscada de passar por uma cirurgia que o transforma em um micro-ondas.

OS PEIXES MAIS LINDOS DO MUNDO 
19’, 12 anos, 2023
De Gabriel Saraiva e Gabriela Pazini

Catarina é uma jovem da baixada fluminense que luta para se adaptar às mudanças que vêm ocorrendo em sua vida. Ainda de luto pela morte de sua mãe e desesperançosa em relação a suas perspectivas de futuro, quando seu ensino médio vai chegando ao fim, a jovem vê sua vida adulta tomando forma de maneira abrupta. Enquanto tenta aprender a amadurecer e como lidar com toda essa pressão, Catarina acaba desenvolvendo uma estranha obsessão por peixes.

MANTIQUEIRA 
17’, Livre, 2023
De Beatriz Tadioto

Grávida e acompanhada de sua filha, Ana retorna à casa de sua mãe hospitalizada – onde é confrontada por memórias de uma relação turbulenta, e forçada a lidar com os dilemas da maternidade.

Dia 3 terça 17h:
MOSTRA PANORAMA NACIONAL II

MEIO ÉDEN 
20’, 12 anos, 2023
De Clara Estolano

Em uma manhã dos anos 90, a florista Ádina realiza afazeres domésticos após aparentes desentendimentos com o marido.

O QUE FICA DE QUEM VAI 
19’, 10 anos, 2024
De Vinícius Cerqueira e André Zamith

Ao descobrir que a corrente de cruz do falecido cunhado não está junto às provas legais do acidente, Jackson inicia seu dia como entregador de aplicativo com uma missão extra: encontrar esse item de valor sentimental. Desde a morte de Alex, Jackson se esforça para manter a perseverança diante das contas atrasadas, mas a rotina é exaustiva e as lembranças de Alex, cada vez mais presentes. 

MEU ÚLTIMO FILME 
10’, 12 anos, 2023
De Lucas Miranda Gonçalves

Ao se deparar com a possibilidade de nunca mais fazer cinema, um cineasta em crise revisita sua própria relação com o audiovisual para construir o melhor filme possível enquanto ainda lhe resta tempo.

O CAPITÃO QUE NÃO PODIA ABANDONAR O NAVIO 
8’, 10 anos, 2023
De Camila C. Bastos

Entre os delírios de uma prolongada internação hospitalar, um deprimido Capitão de navio é guiado por seres folclóricos para as águas, diante da vontade de voltar para casa.

ESCOLACHO
7’, 10 anos, 2023
De Camilla Mussauer

Uma família se reúne para falar sobre a herança da falecida matriarca quando são surpreendidos com uma visita inusitada que vai alterar completamente o rumo daquela tarde.

Dia 3 terça 19h:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL III

SIRIUS NÃO É TÃO LONGE 
14’, Livre, 2024
De Nick Sanches

O último dia de Sófia na cidade foi o mesmo dia que me senti sozinha.

DONA BIU 
4’, Livre, 2024
De Gabriela Taulois

Dona Biu é uma benzedeira de uma cidade do interior do Brasil. O curta acompanha sua rotina ao acordar até começar a realizar suas curas. A história é narrada na perspectiva de uma moradora da cidade por meio de suas memórias de infância.

URUBU ATERRADO 
20’, Livre, 2023
De Weslley Oliveira Pinto

Mãe e filho abrem um baú de memórias enterradas e decidem voltar à praia onde foram despejados anos antes e confrontar seu passado.

ESSE NAVIO VAI AFUNDAR 
6’, 14 anos, 2024 
De Luc da Silveira

Entre sombras do passado e perturbadores ecos do presente, “Esse navio vai afundar” mergulha na essência aterradora de um matrimônio corroído. Trata-se de um found footage meticulosamente montado a partir de filmes Super 8 de uma cerimônia de casamento dos anos 70. Sob promessas e rituais religiosos, o curta revela, trinta anos antes do divórcio, que o navio estava afundando desde o princípio.

AVES COLORIDAS 
12’, Livre, 2023
De Angelo Pignaton

Pai e filho saem de casa juntos, cedo pela manhã. O pai vai fotografar aves, enquanto seu filho filma a “passarinhada”. 

Dia 4 quarta 17h:
MOSTRA PANORAMA NACIONAL III

COÉ, CADÊ MEU ISQUEIRO? 
29’, 16 anos, 2022
De Ariel Moraes e J.P. Santos

Após uma sessão noturna de jogos, fumaça e bebidas. Na manhã seguinte de carnaval, um grupo de jovens amigos estão se preparando para a folia das ruas cariocas. Momento que Lucas prende todos no apartamento para tentar descobrir quem ali roubou seu isqueiro.

CHURRASCO NORMAL PARA PESSOAS NORMAIS (COM CARNES AO PONTO)
18’, 16 anos, 2023
De Matheus Meira

Um grupo de velhos amigos se reúne para um churrasco. Tudo parece bem, até que a jornada carnívora vai tomando um rumo inesperado e o tal “churrasco normal” vai se tornando cada vez mais absurdo e surreal.

A ÚLTIMA CEIA 
5’, Livre, 2023
De Luly

A Última Ceia se propõe a construir um tableau vivant da obra do da Vinci e contrapor a uma ideia pré-estabelecida historicamente e socialmente.

CARCINIZAÇÃO 
10’, 14 anos, 2023
De Denis Souza

Três amigos estão passando por mudanças em suas vidas. Liz quer mudar o estilo de música que toca, Mari quer trancar a faculdade e P1 quer virar um caranguejo.

O CIRCO WURDULAK 
10’, 12 anos, 2023
De Ana Paula Godoy

A convite de Alec, um misterioso e sedutor homem, Joaquim adentra na famigerada tenda itinerante do novo circo da cidade e se encanta com o freak show circense. Hipnotizado, terá o mesmo fim dos outros desaparecidos: será devorado pelo Wurdulak por Sasha, a forma feminina e monstruosa de Alec.

Dia 4 quarta 19h:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL IV

MONALISA 
17’, Livre, 2023
De Tainá Giovana Lima

Entre memórias e fantasias, Marcos ,Maria e Monalisa encaram suas inseguranças, desejos e medos.

PENUMBRA 
12’, 10 anos, 2023
De Jonathan Aguiar Cruz

Numa madrugada, Enzo é deixado sozinho em casa por sua mãe, Regiane, que saiu para trabalhar. Ao acordar e perceber que as luzes de sua casa não estavam funcionando, o menino se encontra sozinho e desamparado, até que recebe uma visita inesperada de sua avó, Marcélia.

PALAVRAS CRUZADAS 
20’, 12 anos, 2023
De Marthina Baldwin

Nas palavras cruzadas que acompanham o café, uma lacuna em branco suscita o rearranjo dos espaços e tempos que compõem a casa de uma senhora. A residência se remolda para rememorar traumas e reações emocionais, em um embaralhamento temporal que, vivido ou não, conduziu ao que, a depender do ponto de vista, consideramos o cenário do fim: a folha de jornal, a embalagem de bala e a caneca dourada.

CALABOCA E ESCUTA 
20’, 12 anos, 2022
De Daniel Bretas

“Calaboca e Escuta” adapta a HQ homônima, de 2015. O curta, dirigido por Daniel Bretas, autor da história original, abrange conflitos existenciais do indivíduo tecnológico contemporâneo em quatro contos que mesclam cenas em live action e animação numa tentativa de canalizar a realidade durante um período de pós-verdade.

ANTES QUE O SOL ESCAPE 
4’, Livre, 2024
De Lia Fortes

Enquanto o dia acaba, Maia pensa nos momentos que vão embora, tão rápidos quanto o pôr do sol. Embarca em um sonho no qual declara seu amor por Ana por meio de uma dança na praia.


Ingressos

Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00 
Servidores da UFF, estudantes da rede pública e professores do ensino básico da rede pública  – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin