Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

04 a 10 de junho de 2024 - quinta a quarta

De 04/07/2024 a 10/07/2024

 

A programação do cinema está de volta em grande estilo com a 8 e ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO, em sua 11ª edição, realizado pela Associação II Sorpasso / Risi Film Brasil, com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, da Embaixada da Itália, do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e São Paulo e da Cinecittà, com logística e organização da Bonfilm. O festival é uma das maiores ações de promoção da cultura italiana no país. Destaques para O SEQUESTRO DO PAPA, novo filme de Marco Bellocchio, apresentado na competição do Festival de Cannes e vencedor do Globo de Ouro italiano de melhor filme; AINDA TEMOS O AMANHÃ, fenômeno de bilheteria da história recente do cinema italiano (superou até Barbie), dirigido por Paola Cortellesi, que mistura a commedia all ́italiana a um neorrealismo pop, vencedor do prêmio David di Donatello de melhor nova diretora;  A IMENSIDÃO, co-produção Itália / França, com Penélope Cruz, filme indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza; MARIA MONTESSORI - ENSINANDO COM AMOR, filme que lança luz a gênese da abordagem educativa montessoriana, que certamente vai agradar o público do Cine Arte UFF. Soma-se aos filmes da FESTA DO CINEMA ITALIANO mais uma oportunidade para o também italiano AS OITO MONTANHAS, emocionante obra que já esteve em nossa programação, vencedor do prêmio David di Donatello de melhor filme em 2023. E por fim, um filme interessantíssimo, também italiano, que ficamos devendo: LA CHIMERA, de Alice Rohrwacher, com a atriz brasileira Carol Duarte, filme que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023 e foi escolhido pelo público como o Melhor filme de ficção estrangeira na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Um pedaço da Itália está em Niterói. Vem pro cinema! (LC)

8 e ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO

8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano apresentará no Cine Arte UFF uma seleção de 10 entre os mais importantes filmes produzidos na Itália no último ano. Uma escolha que abrangerá desde obras de prestigiados diretores até realizações de novos autores, filmes premiados em grandes festivais internacionais e sucessos de bilheteria, sempre pautando rigorosos critérios de qualidade.

A Festa se propõe a ser uma vitrine sobre a atualidade italiana e uma demonstração de como o cinema italiano é ainda hoje um dos mais vitais na indústria cinematográfica mundial.

O Festival é realizado pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, da Embaixada de Itália, do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e São Paulo e da Cinecittà, com organização logística da Bonfilm.

AINDA TEMOS O AMANHÃ

Dia 07 domingo 17h | Dia 09 terça 17h30

C'è ancora domani, Itália, 2023, 118’, 14 anos, DCP - De Paola Cortellesi

Com Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Romana Maggiore Vergano

Paola Cortellesi lança-se na realização com um filme surpreendente, original e transcendente que entra pela porta da frente no pódio da História do cinema italiano.

Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenômeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a comédia italiana a um neorrealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Trailer: https://youtu.be/ZWd8caev8A8

O DIVINO ZAMORA

Dia 06 sábado 14h40 | Dia 10 quarta 20h

Zamora, Itália, 2024, 100’, 12 anos, DCP - De Neri Marcorè

Com Ale, Giuseppe Antignati, Antonio Catania

Zamora marca a estreia na direção de Neri Marcorè, que também figura como ator dentro de um rico elenco que inclui ainda Giovanni Storti e Giacomo Poretti do trio Aldo, Giovanni e Giacomo.

Walter Vismara, de trinta anos, adora levar uma vida ordenada e sem surpresas: trabalha como contador em uma pequena fábrica em Vigevano. De um dia para o outro a fábrica fecha e Vismara vê-se catapultado para uma empresa futurista na vital e laboriosa Milão, ao serviço de um empresário moderno e brilhante, Cavaliere Tosetto.

Trailer: https://youtu.be/WdgrC-yICiU

ENEA

Dia 04 quinta 15h10 | Dia 08 segunda 20h

Enea, Itália, 2023, 117’, 14 anos, DCP - De Pietro Castellitto

Com Pietro Castellitto, Benedetta Porcaroli, Giorgio Quarzo Guarascio, Chiara Noschese

Uma história de amor e amizade que ousa voar alto, tal como o seu protagonista. Sobrevoando abismos existenciais, equilibrando-se na corda bamba de um realismo que parece desafiar as convenções do cinema ao casar-se ora com o surreal, ora com o grotesco.

Pietro Castellitto descreve com maestria um meio social que conhece bem e sobre o qual aplica uma variedade de estratégias narrativas, por vezes extremas e imprudentes, mas sempre coerentes com a sua visão de cinema claramente inspirada em Paolo Sorrentino. Enea é um filme de gangsters sem gangsters. Uma história de gênero que transcende categorias. A droga e o submundo são apenas a sombra invisível de uma história que fala de outra coisa: um pai melancólico, um irmão que enfrenta conflitos na escola, uma mãe derrotada pelo amor e uma bela rapariga, um final feliz e uma morte feliz, uma palmeira que cai num mundo de vidro. No entrelaçar das fissuras do quotidiano, desenrola-se a aventura de Enea e Valentino, uma aventura que para os outros parecerá criminosa, mas que para eles é e será, sobretudo, uma aventura de amizade e de amor. Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza.

Trailer: https://youtu.be/7sR0pk40nGU

IL BOEMO - MOZART O ADMIRAVA, A HISTÓRIA O ESQUECEU

Dia 07 domingo 19h20

Il Boemo, República Checa/Itália/Eslováquia, 2022, 140’, 18 anos, DCP - De Petr Václav

Com Vojtech Dyk, Elena Radonicich, Barbara Ronchi, Lana Vlady, Mirko Ciccariello

A vida, a arte e os amores de Josef Mysliveček, “o Boêmio”, figura de destaque na música do século XVIII, aclamado na sua época e posteriormente ofuscado pelo brilho intenso de Wolfgang Amadeus Mozart. Com base nos poucos documentos existentes e baseando-se na sua própria imaginação, o realizador mergulha nas águas turvas do século da libertinagem erudita e da monarquia absoluta em decadência. Entre espetáculos de ópera e majestosos palácios italianos permeados de frescos e iluminados por velas, a criação e a promiscuidade andam de mãos dadas, através de uma realização que faz lembrar o estilo pictórico e opulento de Garrone em O Conto dos Contos.

Trailer: https://youtu.be/PA3UDrj-Pxs

A IMENSIDÃO

Dia 08 segunda 18h | Dia 10 quarta 18h

L’immensità, Itália/França, 2022, 94’, 14 anos, DCP - De Emanuele Crialese

Com Penélope Cruz, Vincenzo Amato, Luana Giuliani, Patrizio Francioni

Adri, treze anos, questiona a sua identidade de gênero. Clara, sua mãe, luta contra os seus demônios em silêncio. Esta é uma história de amor. Indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e ambientado na Roma dos anos 70, o filme é contado sob a perspectiva de Adri, adolescente em plena metamorfose, para nos falar de uma família à beira da ruptura. Com  inspiração autobiográfica e valorizado pela brilhante atuação de Penélope Cruz, um coming-of-age repleto de nuances e momentos de puro e delirante escapismo.

Trailer: https://youtu.be/eLOk2uegoHc

LUBO

Dia 06 sábado 19h

Lubo, Itália/Suíça, 2023, 175’, 12 anos, DCP - De Giorgio Diritti

Com Franz Rogowski, Christophe Sermet, Valentina Bellè, Noemi Besedes, Cecilia Steiner, Joel Basman

Lubo se passa na Suíça no inverno de 1939. O jovem Lubo, descendente de nômades Yenish, é convocado para o serviço militar no exército suíço para proteger a fronteira. Logo se junta a seu primo que lhe conta que a polícia levou seus filhos, por serem descendentes de ciganos, de acordo com o programa nacional governado pelos princípios da eugenia, que ganharam espaço na Europa nos anos trinta. Lubo embarca em uma vingança com repercussões inesperadas, obrigando-o a repensar os limites entre o bem e o mal. Baseado no romance “Il seminatore” de Mario Cavatore.

Trailer: https://youtu.be/x-P6CBUk-_0

MARIA MONTESSORI - ENSINANDO COM AMOR

Dia 04 quinta 17h30 | Dia 07 domingo 14h30 - Sessão Cineném

Maria Montessori (La nouvelle femme), França/Itália, 2023, 114’, 14 anos, DCP - De Léa Todorov

Com Jasmine Trinca, Leila Bekhti, Rafaelle Sonneville-Caby, Raffaele Esposito

Léa Todorov lança luz sobre o método Montessori em seu primeiro longa-metragem. Um trabalho inovador sobre inclusão, respeito às diferenças e feminismo no início do século XX.

Estamos em 1900. Lili d’Aengy, uma "coquete" parisiense no auge do seu esplendor, foge de Paris para esconder sua filha. Ao chegar a Roma, sua vida muda drasticamente após o encontro com uma professora que implementou um novo e revolucionário método educativo para crianças com dificuldades de aprendizagem: Maria Montessori. No entanto, esta mulher vanguardista que pretende personificar publicamente a “mulher nova”, uma mulher moderna e emancipada, deve pagar um preço muito alto: uma maternidade fora do casamento e escondida, que irá forçá-la a fazer uma escolha muito dolorosa - o seu filho ou o seu destino? As duas mulheres irão conquistar o seu lugar no mundo dos homens e fazer História. Um filme de época, cujos temas gerais permanecem atuais, incluindo o frágil desejo de superar a vergonha social associada à diferença.

Trailer: https://youtu.be/c67MZZ3Bnok

SEGREDOS

Dia 05 sexta 19h40

Confidenza,  Itália, 2023, 136’, 16 anos, DCP

De Daniele Luchetti

Com Elio Germano, Vittoria Puccini, Isabella Ferrari, Federica Rosellini, Pilar Fogliati

Em Segredos, Daniele Luchetti faz uma adaptação do romance do autor italiano, Domenico Starnone. Com um enredo cheio de camadas, realiza seu filme mais complexo e maduro. 

Pietro, 33 anos, é professor de uma escola na periferia de Roma, onde é muito querido pelos alunos. Ele mantém um relacionamento com Teresa, sua ex-aluna dez anos mais nova, uma mulher brilhante, que adora testar os limites de Pietro. Em certa ocasião, ela propõe que eles confessem seus segredos mais obscuros, fazendo com que o rumo da relação mude completamente. Essa confissão vai uni-los e persegui-los para o resto de suas vidas. Elio Germano dá vida a Pietro, conseguindo traduzir a dualidade da consciência do personagem principal. O resultado é um filme que nos questiona e interroga profundamente sobre a natureza humana.

Trailer: https://youtu.be/RHvA0q_mpSg

O SEQUESTRO DO PAPA

Dia 06 sábado 16h40 | Dia 09 terça 19h50

Rapito, Itália/França/Alemanha, 2023, 125’, 14 anos, DCP

De Marco Bellocchio

Com Paolo Pierobon, Fausto Russo Alesi, Enea Sala, Barbara Ronchi, Filippo Timi, Fabrizio Gifuni

Com O Sequestro do Papa, Bellocchio constrói uma obra íntima e política. Um filme de terror que tem como plano de fundo a "caridade" católica, que abala todas as noções preconcebidas.

Bellocchio nos presenteia com um olhar rigoroso sobre a complexidade das relações entre o Estado e a Igreja. A história centra-se no caso verídico de Edgardo Mortara, uma criança judia de 6 anos que, em 1858, é levada da casa de sua família pelas autoridades do papa Pio IX. Edgardo foi batizado em segredo pela sua babá quando ainda era um bebê, fazendo com que ele fosse obrigado a receber uma educação católica. O Sequestro do Papa é um filme de violência não gráfica, mas hedionda, tornada ainda mais grotesca pelo sentido do direito moralista que está no centro de toda a opressão. Uma reconstrução perfeita da época, rica em detalhes, que nos faz mergulhar em um mundo controlado por um poder temporal onipresente, o filme foi apresentado na competição oficial no Festival de Cannes e vencedor do Globo de Ouro italiano de melhor filme.

Trailer: https://youtu.be/Q-S2Ced3JaE

A ÚLTIMA NOITE DE AMOR

Dia 05 sexta 17h10

L’ultima Notte Di Amore, Itália, 2023, 131’, 16 anos, DCP

De Andrea Di Stefano

Com Pierfrancesco Favino , Linda Caridi , Antonio Gerardi , Francesco Di Leva

Franco Amore (Pierfrancesco Favino) é um tenente da polícia. A última noite de sua carreira de 35 anos será a mais longa e difícil de todas, devido ao assassinato de seu amigo Dino. De repente, ele questiona tudo, desde seus entes queridos mais próximos até sua própria vida.

Trailer: https://youtu.be/v1pGcuNnZbE

_________________________________________________________________________

LA CHIMERA

Dia 05 sexta 14h40 | Dia 09 terça 15h | Dia 10 quarta 15h30

La Chimera, Itália/França/Suíça, 2023, 130’, 16 anos, DCP

De Alice Rohrwacher

Com Josh O'Connor, Carol Duarte, Vincenzo Nemolato, Isabella Rossellini

O filme explora o tema da pilhagem arqueológica, a venda ilícita de artefatos históricos e o conceito de Quimera. Ambientada na zona rural da Toscana na década de 1980, Arthur é um jovem arqueólogo que se envolve com um grupo de ladrões de túmulos repletos de relíquias da era etrusca, que se dedica à venda desses objetos ao mercado de arte. Para este grupo, Quimera é o desejo pelo dinheiro fácil, já para Arthur se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um caminho mitológico para a vida após a morte.

Trailer: https://youtu.be/mD0NqmK9vWY?si=4dEQJLJzzOQNTFr9

AS OITO MONTANHAS

Dia 08 segunda 15h20

Le Otto Montagn, Itália, 2023, 147’, 12 anos, h264

De Felix van Groeningen, Charlotte Vandermeersch

Com Alessandro Borghi, Luca Marinelli, Filippo Timi

As Oito Montanhas é a história de uma amizade. De filhos que se tornam homens e tentam apagar as pegadas dos pais, mas que, com as reviravoltas da vida, sempre acabam voltando para casa. Pietro é um menino da cidade, Bruno é o último filho de uma aldeia esquecida nas montanhas. Ao longo dos anos, Bruno permanece fiel à sua montanha, enquanto Pietro é aquele que vai e vem. Seus encontros os apresentam ao amor e à perda, lembrando-os de suas origens e deixando seus destinos se desenrolarem, enquanto descobrem o que significa ser verdadeiros amigos para toda a vida. Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2022 e 14 indicações para o David de Donatello 2023 (o Oscar italiano), vencendo em 4 categorias: Filme, Roteiro Adaptado, Fotografia e Som. 

Trailer: https://youtu.be/6h1GGnUSLTQ

PELA PALAVRA - entrada franca

sessão seguida de debate com o diretor Hugo Katsuo, os atores Rafael Kim e Rodrigo Cavalini e a convidada Bruna Aiiso

Dia 04, quinta, 20h

Brasil, 2023, 38´, h264

De Hugo Katsuo

Com Rafa Kim e Rodrigo Cavalini

Um jovem e aclamado poeta gay é considerado o novo rosto da representatividade LGBT na poesia brasileira. Questionando-se sobre este título que lhe foi conferido e sobre o processo de transformação da sua obra em mera mercadoria, ele divaga sobre a relação entre a política e a poesia, a utilidade da arte e a monumentalização do artista em tempos de demanda por representação. Ao mesmo tempo, o poeta sofre por ter sido abandonado pelo grande amor de sua vida, o cineasta Gabriel - o que resulta em um bloqueio criativo onde a imagem e a palavra parecem deixar de fazer sentido para ele.

Ingressos

Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00 
Servidores da UFF e estudantes da rede pública  - R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00

leg livre

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema

Sem notícias no momento

*A Musicalidade Preta Brasileira em destaque com a Banda Um Amô no Festival Ecos Urbanos*

Quarteto fará um show especial para celebrar a diversidade e pluralidade da música negra brasileira com grandes clássicos que marcaram gerações.

No dia 28 de setembro, às 20h, o Teatro da UFF será palco da apresentação da Banda Um Amô, que trará a riqueza da musicalidade preta brasileira durante o Festival Ecos Urbanos. O repertório incluirá clássicos de artistas como Dona Ivone Lara, Sandra de Sá, IZA, Jorge Ben Jor, Seu Jorge e Raça Negra, buscando exaltar a diversidade da música negra.

— Queremos mostrar como a música preta é rica e repleta de influências — afirma Mariana Braga, vocalista da banda. Cada artista homenageado é uma fonte de inspiração e referência, refletindo a conexão da Banda Um Amô com suas raízes.

O espetáculo promete ser uma celebração da cultura afro-brasileira, com um show que vai envolver o público. — A música preta é uma expressão autêntica do nosso povo, e queremos que todos sintam essa energia — completa Mariana.

Sobre a Banda Um Amô

Formada por um quarteto de talentosas mulheres pretas, oriundas do universo das escolas de samba, a banda Um Amô traz para o palco toda a essência e sonoridade única das baterias de samba. Com o uso dos característicos instrumentos como surdos, caixa, repique e tamborim, combinados com baixo, guitarra, cavaco e violão, a banda oferece uma experiência musical única. 

A formação da Banda Um Amô inclui Mariana Braga, responsável pelos vocais, violão e cavaco, Thalita Santos nos surdos 1, 2 e 3, Allana Marinho no tamborim e repique, e Bia Tinoco na caixa.


28 de setembro de 2024
Sábado | 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  Livre

O samba do Terreiro da Vovó foi fundado em 16 de abril de 2011, na zona norte de Niterói, no bairro Fonseca. A intenção dessa reunião cultural, se deu da necessidade em resgatar o samba tradicional, fazendo desse projeto um ponto de resistência, verdade e muito amor pelo samba. Ao longo desses 11 anos conseguimos manter uma caminhada de muito suor onde fizemos apresentações em duas edições do dia nacional do samba em Niterói, live no teatro municipal de Niterói, 10 anos participando do trem do samba no município do Rio de Janeiro e no dia 27 de outubro de 2022 foi oficializado em votação no plenário da Câmara de Vereadores de Niterói que o Samba do Terreiro da Vovó passa a ser PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE NITERÓI . Na Sede do Terreiro da Vovó já passaram nomes consagrados do nosso samba e muito amigos da nova geração do samba, que tem como objetivo levantar a sua bandeira do samba colocando assim no lugar mais alto no que é de direito.

FICHA TÉCNICA

JAIR SILVA – CAVAQUINHO E VOZ; 

PEDRO OLIVEIRA – BANJO E VOZ; 

GUILHERME RAMOS – PANDEIRO E VOZ; 

MATEUS PACHECO – TANTÃ E VOZ; 

FLÁVIO SILVÉRIO – RECO-RECO E VOZ;


29 de setembro de 2024
Domingo | 19h
Jardim da Reitoria
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Entrada Franca

Chegou o aniversário do Cine Arte UFF! Dia 12, início da cine semana, a sala mais querida de Niterói completa 56 anos de existência, resiliência e muita cinefilia. Para comemorar preparamos a MOSTRA CINEMA É CACHOEIRA, com cinco filmes dirigidos pela dupla Glenda Nicácio e Ary Rosa, um recorte da produção audiovisual contemporânea feita no Recôncavo Baiano. De 11 a 15 de setembro com preço único de R$ 5,00. Preparamos mais uma surpresa para a semana de aniversário: pré-estreia de O DIA QUE TE CONHECI, novo filme da produtora mineira Filmes de Plástico (de Marte Um), com a presença do diretor André Novais Oliveira e da atriz Grace Passô. Chega ao nosso cinema o aguardado MOTEL DESTINO, de Karim Aïnouz, filme brasileiro que agitou o festival de Cannes este ano. O noir erótico tropical tem conquistado os críticos e o público com sua ousadia. Também preparamos a chegada de BACK TO BLACK, cinebiografia da cantora Amy Winehouse que, se estivesse viva, também estaria fazendo aniversário no dia 14 de setembro. O filme teve uma elogiada atuação de Marisa Abela e uma trilha sonora que dispensa comentários. E por falar em trilha sonora memorável, seguimos com mais sessões do cine concerto STOP MAKING SENSE, em exibição impecável no Cine Arte UFF. Encerrando a semana, mais oportunidades (reta final) para OTHELO, O GRANDE, O MAL NÃO EXISTE, FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE e MAIS PESADO É O CÉU. Vem pro cinema celebrar nossos 56 anos de existência! (LC)

O DIA QUE TE CONHECI – pré-estreia seguida de debate com o diretor André Novais de Oliveira e a atriz Grace Passô. Mediação de Lia Bahia.
Dia 17 terça 20h
O dia que te conheci, Brasil, 2023, 71´, 12 anos, DCP
De André Novais Oliveira
Com Renato Novais Oliveira, Renato Novaes, Kelly Crifer, Fabrício FBC

Todo dia Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil. Há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luísa.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jL1qKWTMN-k

BACK TO BLACK
Dia 13 sexta 15h50 | Dia 14 sábado 17h40 | Dia 16 segunda 17h50
Back to black, Reino Unido/França/EUA, 2024, 122’, 16 anos, DCP
De Sam Taylor-Johnson
Com Marisa Abela, Jack O’Connell, Eddie Marsan, Lesley Manville

O filme narra a vida e a música de Amy Winehouse, através da jornada da adolescência até sua morte precoce, aos 27 anos. A história explora as muitas camadas da artista inglesa, além de seu relacionamento amoroso tumultuado e a criação de um dos álbuns mais vendidos do nosso tempo, que lhe rendeu seis prêmios Grammy. Até hoje, Amy é considerada uma das grandes lendas da música soul e R&B.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad

Trailer: BACK TO BLACK | Trailer Oficial

MOTEL DESTINO
Dia 12 quinta 17h50 | Dia 15 domingo 17h50 | Dia 16 segunda 20h10 | Dia 17 terça 14h | Dia 18 quarta
20h10
Brasil, 2024, 115’, 18 anos, DCP
De Karim Aïnouz
Com Com Iago Xavier, Nataly Rocha, Fábio Assunção

Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: Motel Destino – Trailer oficial


Mostra CINEMA É CACHOEIRA – Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio – R$ 5,00 para todos

ATÉ O FIM
Dia 12 quinta 20h
Brasil, 2020, 91’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz

Geralda está trabalhando em seu quiosque à beira de uma praia no Recôncavo da Bahia quando recebe um telefonema do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer momento. Ela avisa suas irmãs Rose, Bel e Vilmar. O encontro promovido pela espera da morte se torna um momento de desabafo e reconhecimentos das quatro irmãs, que não se reúnem desde a morte da mãe, há 15 anos.

Trailer: https://youtu.be/gvL4tsX1f3Y

MUGUNZÁ
Dia 13 sexta 20h
Brasil, 2022, 99’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Fabrício Boliveira

Arlete acorda e está tudo fora do lugar. Ela perdeu um amor, um filho, a casa e agora quer justiça.

Trailer: https://youtu.be/DRxWnYMHPGI

VOLTEI!
Dia 14 sábado 20h
Brasil, 2021, 78’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz

Brasil, 2030. As irmãs Alayr e Sabrina estão ouvindo no radinho de pilha o julgamento que pode mudar os rumos de um país “sem energia”. Elas são surpreendidas por Fátima, a irmã que volta dos mortos para confraternizar nessa noite histórica.

Trailer: https://youtu.be/QhNBUu_5Zcc

CAFÉ COM CANELA
Dia 15 domingo 20h
Brasil, 2016, 103’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio

Com Valdinéia Soriano, Aline Brune, Babu Santana, Arlete Dias, Aldri Anunciação, Guilherme Silva, Antônio Fabio, Dona Dalva Damiana de Freitas, Michelle Mattiuzzi

Recôncavo da Bahia. Margarida vive em São Félix, isolada pela dor da perda do filho. Violeta segue a vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. Quando Violeta reencontra Margarida inicia-se um processo de transformação marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores.

Trailer: https://youtu.be/ZrU2hMZu9wk


FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE 
Dia 13 sexta 18h10 | Dia 14 sábado 14h | Dia 17 terça 16h10
Brasil, 2024, 87’, 12 anos
De Susanna Lira

De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.

Trailer: https://youtu.be/sNNuu8T0RIg

O MAL NÃO EXISTE
Dia 16 segunda 14h | Dia 18 quarta 16h
Aku wa sonzai shinai, Japão, 2023, 106´, 14 anos, DCP
De Ryusuke Hamaguchi
Com Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka, Ayaka Shibutani, Hazuki Kikuchi, Hiroyuki Miura

Takumi e sua filha Hana moram na vila de Mizubiki, perto de Tóquio. Um dia, os habitantes da aldeia tomam conhecimento de um plano para construir um retiro perto da casa de Takumi, oferecendo aos moradores da cidade uma fuga confortável para a natureza. Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.

Trailer: O Mal Não Existe | Trailer Oficial [HD] | Imovision

MAIS PESADO É O CÉU
Dia 12 quinta 14h10 | Dia 18 quarta 18h10
Brasil, 2024, 98’, 16 anos
De Petrus Cariry
Com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque

Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/FaD-aLKeG1M

OTHELO, O GRANDE
Dia 12 quinta 16h10| Dia 15 domingo 15h40 | Dia 16 segunda 16h10 | Dia 18 quarta 14h20
Brasil, 2024, 83´, 12 anos, DCP
De Lucas H. Rossi dos Santos

Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira. O documentário levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial, na Mostra Competitiva da Première Brasil e participou do 13th Annual BlackStar Film Festival em agosto nos EUA.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: Othelo, O Grande – Trailer Oficial

STOP MAKING SENSE 
Dia 14 sábado 15h50 | Dia 17 terça 18h
Stop Making Sense, EUA, 1984, 88´, 12 anos, DCP
De Jonathan Demme

O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como “Psycho Killer”, “Take Me to the River” e “Once in a Lifetime”. Vencedor de Melhor Documentário na National Society of Film Critics (1985), Stop Making Sense foi lançado pela primeira vez em 1984 e é considerado pelos críticos até hoje como o melhor filme-concerto de todos os tempos.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad

Trailer: STOP MAKING SENSE | Trailer Oficial 


Ingressos

Semana de Aniversário Cine Arte UFF – Todos os ingressos por R$ 10,00 (valor único)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

Mostra Ecos Urbanos

Pixinguinha – OSN e Convidados


Direção: Daniel Oliveira

Arranjos e regência: Flavio Mendes 

Textos e apresentação: João Carino

Solistas:

  • Silvério Pontes (trompete)
  • Fabiano Segalote (trombone)
  • Alexandre Maionese (flauta)
  • Whatson Cardozo (clarinete e sax tenor)
  • Ronaldo do Bandolim (bandolim)

Banda:

  • Rogério Souza (violão)
  • Fernando Brandão (cavaquinho)
  • Daniel Karin (pandeiro)

Programa:

Pixinguinha (1897-1973) e Vinícius de Moraes (1913-1980) – Lamentos

2 – “Desprezado”, Pixinguinha (1897-1973)

3 – “Já te digo”, Pixinguinha (1897-1973) e China (1888-1927)

4 – “Trombone atrevido”, Pixinguinha (1897-1973)

5 – “Paciente”, Pixinguinha (1897-1973) e Daniel Santos

6 – ‘Ainda me recordo”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

7 – “Vou vivendo”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

8 – “Urubatan”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

9 – “Rosa”, Pixinguinha (1897-1973), Octávio de Souza e Cândido das Neves (1899-1934)

10 – “Suite “Retratos”, 1o movimento (Pixinguinha)”, Radamés Gnattali (1906 – 1988)

11 – “1×0”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

12 – “Carinhoso”, Pixinguinha (1897-1973)


27 de setembro de 2024
Sexta | 19h
Cine Arte UFF

29 de setembro de 2024
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF


Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

Mostra Ecos Urbanos


24 de setembro de 2024
Terça | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  14 anos

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin